A princípio pode parecer lógico, já que o scrum tem como foco a interação de pessoas, mas no que exatamente o Scrum nos processos de RH podem auxiliar uma empresa?
Scrum
O Scrum é um dos métodos ágeis que nasceu para auxiliar nos processos de desenvolvimento de software, seu foco está baseado em três pilares: a transparência, inspeção e adaptação, através desses três pilares esse método é usado em diversos setores da empresa inclusive no RH.
Esse método permite que a empresa ajuste facilmente as mudanças que afetam diretamente os negócios, o método comporta conceitos e práticas específicas aumento significativamente qualquer processo.
Com a aplicação do Scrum nos processos de RH a empresa passa a obter uma visão mais apurada do cronograma dos projetos, assim como fornecer as estimativas de uma forma mais adequada e precisa, além de a aumentar a qualidade das entregas lidando muito melhor com qualquer tipo de mudança que possa ocorrer durante esse processo.
Scrum e o RH
Ao aplicar o Scrum nos processos de RH uma série de benefícios passam a fazer parte do dia a dia da empresa, mas é preciso que os conceitos também sejam empregadas dia á dia.
A busca de conhecimento do RH sobre o métodos do Scrum é o primeiro passo para o sucesso da implantação do Scrum nos processos de RH.
Inserir o Scrum nos processos de RH auxilia no aumento do foco e a agilidade do RH para os processos que realmente importam. Quebrar longos processos em cadeias ou etapas mais curtas, tem sido um dos segredos do sucesso do Scrum, essa pode ser uma grande mudança para muitas equipes de RH que estão acostumados a trabalharem de formas diferentes e menos automatizadas.
Aplicando o Scrum nos processos de RH
O Scrum precisa ser aplicado de acordo com a forma que a organização opera, com o foco de garantir a colaboração entre as áreas que operam dentro da empresa, o RH permite um olhar mais preciso e conciliador para que isso aconteça.
Reestruturação
A implantação do Scrum nos processos de RH pode exigir diversas mudanças estruturais, ou seja, colaboradores passam a a ter novos papéis e responsabilidades, novas ferramentas e práticas são implantadas, o papel do RH nesse momento é estruturar essas funções e responsabilidades assim como abordar os problemas enfrentados pelos colaboradores durante essa transição.
Espaços diferenciais e colaborativos
O Scrum é sinônimo de colaboratividade total entre os colaboradores, o RH pode contribuir criando espaços mais abertos de trabalho onde os colaboradores possam desenvolver essa colaboratividade e comunicar-se livremente reforçando os relacionamentos e aprimorando a colaboração.
Seleção de colaboradores
O Rh precisa ter em mente que é essencial o estudo das contratações feitas pois os colaboradores precisam ter mentalidade e atitudes certas para trabalhar em um ambiente mais ágil não deixando nunca o espirito de equipe de lado.
Participação dos colaboradores
O engajamento é essencial para as empresas que adotam o Scrum nos processos de RH, é preciso construir uma motivação intrínseca dos colaboradores para que um ambiente mais motivador possa ser criado, é preciso mostrar a essas pessoas a importância da criação de valores.
Um RH ágil que implanta o Scrum nos processos de RH estará atento permanentemente aos níveis de eficácia e eficiência dos colaboradores, esse método mantém a empresa e os colaboradores sempre voltados para o futuro, e preveem mudanças que afetam a forma de trabalho e o equilíbrio dos requisitos necessários a cada processo.
Gostou de saber mais sobre Scrum nos processos de RH? Fique por dentro de outros conteúdos como esse e não perca nenhuma novidade no setor. Leia também: Inteligência Emocional nas Empresas!
Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]