Inteligencia emocional segundo Goleman “… é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e em nossos relacionamentos.”
Quando empregado no âmbito empresarial, o uso da inteligencia emocional não é nada fácil, a busca pelo auto entendimento e do outro é um desenvolvimento contínuo e bastante árduo, principalmente na rotina de trabalho. Não desenvolver a própria inteligência emocional é o mesmo que tentar fazer com que o carro ande, sem combustível.
A inteligencia emocional divide-se basicamente em dois momentos:
A inteligência intrapessoal que trata-se da capacidade de compreender a si mesmo dentro dos próprios sentimentos e motivações, ou seja, a capacidade de se auto compreender e saber lidar com seus sentimentos e emoções.
A inteligência intrapessoal conta com dois fatores importantes:
- Auto-Conhecimento Emocional – ajuda a interpretar as próprias emoções, entender o que elas, de fato, querem dizer, fazer conexões com outros traços da sua personalidade, e, então, lidar da melhor forma com elas.
- Controle Emocional – é a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adaptando-os conforme a situação e expressando-os de maneira saudável para si e para o grupo no qual está inserido. O equilíbrio entre razão e emoção é o caminho mais adequado.
Já a interpessoal compreende as intenções, motivações e desejos das outras pessoas que estão em seu convívio, ou seja, a capacidade de entender o emocional do outro com uma certa empatia.
Essa inteligência é a que mais devemos usar no dia-a-dia de trabalho pois é preciso entender e compreender o outro para que o convívio empresarial seja possível de forma mais produtiva, motivadora e acima de tudo saudável.
Como age a inteligência emocional na empresa?
Dentre as formas que age a inteligência emocional no trabalho, estão:
Favorece o autoconhecimento
Quando uma pessoa desenvolve sua Inteligencia Emocional ela tem um nível de autoconhecimento muito maior. A partir de então ela passa a ter uma visão sistêmica de diferentes assuntos, e especificar sempre os pontos positivos que devem ser trabalhados, maximizando assim as qualidades e otimizando o que ainda precisa de maior atenção.
Com uma Inteligencia Emocional bem trabalhada é muito mais fácil enfrentar situações adversas, além de experimentar uma sensação de automotivação já que esses pontos impactam na execução de tarefas e qualidade no trabalho.
Ajuda a manter o controle das próprias emoções
Quanto mais desenvolvido a Inteligencia Emocional menor as chances de ceder a um impacto emocional, evitando assim possíveis atitudes impulsivas como falar sem pensar, ou agir de forma errada. Pessoas com a Inteligencia Emocional desenvolvida possuem controle de suas emoções, como raiva, estresse e sensibilidade elevada.
Otimiza a comunicação em vários níveis
Com suas emoções controladas, o diálogo torna-se predominante no dia a dia, é possível ouvir, aceitar e trabalhar em cima de opiniões e feedback´s contrarias ou negativas, com foco no crescimento e não no ataque pessoal.
Melhora a capacidade empática e de relacionamento
O ganho de capacidade empática triplica, pois com uma Inteligencia Emocional forte, comunicar-se se torna uma chave para praticamente tudo, tornando o relacionamento mais satisfatório e claro diante das pessoas.
Quais são os impactos dessa característica no ambiente de trabalho?
Obter uma Inteligencia Emocional bem equilibrada só gera benefícios para a carreira de um profissional, de qualquer área de atuação, com formação ou não, os efeitos positivos são identificados diariamente.
Os pontos que merecem atenção incluem:
Eleva a motivação e o engajamento
Após o desenvolvimento da Inteligencia Emocional o colaborador se torna automotivado para se engajar melhor em qualquer atividade que ele desempenha, somando isso a qualidades como melhorias de trabalho em equipe, agilidade na prestação de serviços e está sempre a procura de novos desafios.
Favorece o clima organizacional
Com os benefícios de um bom desenvolvimento da Inteligencia Emocional, o diálogo e a empatia são favorecidos no clima organizacional, as chances de algum problema ou atrito entre os colaboradores, passam a se tornar muito pequenas.
Com um ambiente satisfatório a empresa melhora em sua eficiência e possuem maior facilidade em resolver problemas, já quase todos agem juntos pelo bem em comum.
Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]