Ter de lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho é complicado e pode prejudicar nosso desempenho profissional. Saiba como lidar…
É necessário saber lidar com esse tipo de problema no ambiente de trabalho, saiba como evitar e perceber se você é uma dessas pessoas tóxicas.
Não é nenhum segredo: passar o dia com gente legal pode nos deixar felizes, conviver com gente chata faz com que nos sintamos mal com alguma frequência, pessoas tóxicas são aquelas que exalam algum tipo de sentimento ou característica ruim que pode afetar seu dia a dia.
Uma pesquisa feita pela professora Gretchen Spreitzer, da Escola de Negócios Ross da Universidade de Michigan, revelou que as perspectivas de crescimento na empresa e relacionamentos com pessoas positivas (que eles chamam de relações “energizantes”) levam a um melhor desempenho profissional e melhores resultados nos negócios.
O segundo estudo, feito com funcionários de uma empresa de consultoria, teve essas mesmas características, mas com uma coisa a mais: os voluntários também tiveram de responder o quanto achavam que estavam prosperando na carreira.
Como descobrir uma estratégia adequada para reduzir o sofrimento e a negatividade em seu dia de trabalho. Aqui vão algumas dicas:
- Trace uma estratégia para estabelecer um relacionamento o mais positivo possível com seu colega tóxico.
- É fácil dizer que é tudo culpa dos outros, mas uma moeda tem dois lados. Questione-se: você está contribuindo para o comportamento tóxico?
- Limite tanto quanto puder as interações com pessoas negativas e babacas, que não agreguem em nada.
- Aumente o tempo que você gasta com pessoas que fazem você se sentir bem.
- Tenha certeza de que o seu trabalho é significativo.
Há alguns sinais os quais mostram que estamos sendo ou não tóxicos e ao menos percebemos:
- Se você é do tipo de pessoa que gasta tempo e energia para falar mal dos outros, sendo extremamente crítico com o que fazem os demais.
- Normalmente, quem é assim tende a menosprezar a opinião dos demais, trata de subjugar o outro para não perder o controle, algo que normalmente acontece para acobertar a própria insegurança.
- Além das constantes reclamações, somente é capaz de ressaltar os problemas de cada situação que enfrenta, estando sempre fechado aos possíveis benefícios e oportunidades que uma mudança de perspectiva podem proporcionar.
- Não existem mentiras piedosas quando se trata de cultivar a confiança em um relacionamento. Encarar a verdade com inteligência emocional sempre é o melhor caminho.
Se você se reconhece em si algum dos comportamentos listados acima, não é tarde para mudar, com força de vontade e persistência é possível mudar as dinâmicas dos seus relacionamentos.
Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.
Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet