Programas de estágio nas empresas

Gostou? Compartilhe! :)

Os Programas de estágio proporciona um dos fatores mais decisivos para a carreira de qualquer profissional, a experiência!

Essa prática desenvolvida em empresas de todos os portes, tem se mostrado eficiente não apenas para o bom desenvolvimento da organização, mas também para o bem-estar da economia. O conceito de Programas de Estágio sofreu algumas mudanças ao longo dos anos, saindo de uma simples atividade de acompanhamento prático para uma atividade curricular, o saber adquirido durante essa trajetória possibilita que estudantes coloquem em prática os conceitos vistos em salas de aula por meio de tarefas que impõe arranjos, ajustes e revisões diante da construção teórico-intelectual do estagiário. 

Vantagens de se obter programas de estágio:

Inovação 

A maioria dos estudantes no Brasil hoje, fazem parte da geração Y e Z, ou seja, o contato deles com a internet e as novas tecnologias se tornou algo simples e do próprio cotidiano. Os chamados “Nativos Digitais” possuem perfis diferentes dos trabalhadores que estão há mais tempo no mercado, a possibilidade de circularem por diversas plataformas com tranquilidade e estarem abertos à inovação é muito maior.

Carreira

Todo jovem que participa de programas de estágio está atrás de uma possível contratação, com isso eles buscam se destacar dentro das atividades desenvolvidas, se comprometem com entregas e horários (quando não é flexível), e o resultado desse anseio é que os negócios são impulsionados por jovens motivados a apresentar um trabalho de qualidade, buscando alcançar ótimos resultados.

Cenário econômico

Com o atual cenário de recessão as empresas são obrigadas a trabalharem com um quadro de funcionários bem enxuto, a realidade é que cerca de 13 milhões de brasileiros estão desempregados segundo o IBGE. E como fica o trabalho das empresas? Elas precisam entregar os projetos, atender os clientes e produzir produtos. Os estagiários surgem como uma alternativa para driblar esse cenário econômico e manter um quadro regular de colaboradores, pois não há vínculo empregatício e não possuem taxas e contribuições exigidas pela lei trabalhista.

Regulamento do estágio

Amparados pela Lei do estágio 11.788/2008, que é responsável por gerir e monitorar os contratos assinados. Segundo os argumentos da lei, o estágio é um momento educativo onde os estudantes podem se preparar para o mercado formal de trabalho, contudo, se a empresa deseja contratar um estagiário, é obrigatório que ele esteja devidamente matriculado em uma instituição de ensino. Além disso, durante o período de atividades desenvolvidas na empresa, ele precisa apresentar relatórios que avaliam o desempenho do estudante. O tempo máximo de estadia de um estagiário na mesma empresa é de no máximo dois anos, por isso é comum que os estudantes entrem na instituição a fim de mostrar seus conhecimentos e com “gás” a mais para aprender coisas novas.

Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook