Outplacement: o que é?

Gostou? Compartilhe! :)

O processo de demissão não é um momento fácil para o profissional de RH muito menos para o colaborador, para que que esse momento não seja constrangedor certos processos podem ser realizados que vão auxiliar a empresa e o profissional, um desses processos se chama Outplacement.

Esse processo ficou conhecido no Brasil no início dos anos 90, atualmente o processo é utilizado por grandes empresas com o intuito de diminuir os impactos no processo de demissão de colaboradores, o intuito do Outplacement é humanizar as demissões através de um trabalho realizado pela empresa e pelo organizador.

A Outplacement tem o intuito de auxiliar o profissional demitido a buscar novas oportunidades no mercado de trabalho, de uma forma mais organizada e disciplinada para se obter uma recolocação o mais rápido possível.

Outplacement como implantar em sua empresa

O processo tem inicio antes mesmo do colaborador saber de sua dispensa, é um processo desenvolvido pelo departamento de RH e uma empresa especializada em Outplacement. Ambas analisam o perfil do colaborador e passam a estudar planos que possam amenizar os efeitos negativos dessa demissão tanto pessoal quanto profissionalmente.

A próxima ação refere-se ao levantamento da argumentação que será usada para explicar o porque da demissão, sem omitir pontos importantes do motivo real da demissão, assim como informações sobre o tempo que o processo levará, como será desenvolvido e a data do desligamento, outra informação importante que deve ser dada nesse momento é sobre os benefícios aos quais ele terá direito saindo da empresa.

Assim que o colaborador recebe todas essas informações o processo é iniciado, além da recolocação no mercado de trabalho o Outplacement também auxilia na análise de currículos e o reestrutura se caso necessário, além de oferecer:

É possível observar que o Outplacement é muito mais que uma recolocação profissional, pois a mesma não busca apenas um novo empresa, ela está focada na importância dos aspectos emocionais e profissionais de uma transição de empresa.

Benefícios oferecidos pelo método Outplacement:

Tipos de Outplacement: individual e coletivo

Outplacement Individual: esse tipo de Outplacement tem como foco buscar ações para um profissional específico, o atendimento é customizado e focado para as necessidades de um único colaborador em questão.

Outplacement Coletivo: Esse tipo de Outplacement é específico para empresas que estão passando por mudanças, redução do quadro de colaboradores, implantação de novas tecnologias, reestruturação interna entre outros. Nesse modelo de Outplacement tanto os colaboradores demitidos quanto a empresa recebem a assessoria.

O processo de Outplacement tem o poder de alinhar a vida pessoal com o profissional, pois esse processo visa a felicidade dos colaboradores, e a diminuição de traumas por exemplo, buscando uma recolocação que proporcione novos rumos na carreira do profissional, despertando novos talentos até então não explorados.

Gostou de saber mais sobre Outplacement? Fique por dentro de outros conteúdos como esse e não perca nenhuma novidade no setor. Leia também: Inteligência Emocional nas Empresas!

Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook