Sem sombra de dúvidas estamos vivendo cada vez mais intensamente a tão falada Transformação Digital, que mudou nosso jeito de estudar, de trabalhar e também de nos relacionar.
Novas tecnologias surgem a cada dia, automatizando tarefas, reduzindo alguns trabalhos e exigindo novas habilidades dos profissionais.
Vivemos uma era onde a força de trabalho será cada vez mais híbrida, formada por pessoas e robôs convivendo harmoniosamente.
Ninguém duvida que as máquinas podem nos superar em relação às habilidades físicas e também cognitivas, inclusive temos visto um crescimento imenso das soluções de RPA (Robotic Process Automation) e RCA (Robotic Cognitive Automation). Apesar deste fato nos trazer uma certa apreensão, a boa notícia é que as habilidades emocionais são um domínio humano e os robôs jamais vão nos superar em criatividade e conexão com os outros.
A inteligência emocional ou QE (Coeficiente Emocional), é a capacidade de compreender, usar e administrar suas próprias emoções de maneira positiva para aliviar o estresse, comunicar efetivamente, ter empatia com os outros, superar desafios e resolver conflitos. Existem, segundo Daniel Goleman, psicólogo americano, quatro domínios na inteligência emocional: autoconsciência, consciência social, autogestão e gestão de relacionamento.
Apesar de ser uma esfera eminentemente humana, nem todas as pessoas tem uma alta inteligência emocional. Por exemplo, se você fica facilmente estressado, tem dificuldade de dizer não, guarda ressentimentos e muitas vezes se sente incompreendido, é provável que você tenha uma baixa inteligência emocional.
Por outro lado, se você lida bem com críticas, sem se defender, tem a mente aberta, é bom ouvinte e pede desculpas quando está errado, muito provavelmente você tem uma alta inteligência emocional.
Independente da situação, é importante saber que é possível desenvolver Inteligência Emocional. Existem dicas e exercícios que podem ajudar você a evoluir nessa habilidade cada vez mais importante na vida pessoal e profissional.
Inteligência Emocional, então, é papo para todos nós! Pense nisso e equilibre o desenvolvimento das habilidades técnicas, sem esquecer das suas habilidades emocionais.
Espero que tenha gostado deste artigo e, para próximas oportunidade de Estágio ou Trainee, fique ligado nas nossas redes sociais: Instagram: @acrossjobs, Facebook: @AcrossConsultoria e Linkedin: Across Futuros Convergentes.
- Você acha que inteligência emocional é papo de RH? - 21 de agosto de 2021
- Quais são as etapas de seleção de Programas de Estágio e Trainee? - 3 de agosto de 2021
- Qual é a diferença entre um Programa de Estágio e um Programa de Trainee? - 3 de agosto de 2021