Qual é a diferença entre um Programa de Estágio e um Programa de Trainee?

Gostou? Compartilhe! :)


Os Programas de Estágio são destinados a pessoas que estão fazendo algum curso de graduação ou pós-graduação. É um jeito bem legal de ter uma primeira experiência profissional na área que você escolheu.

O estágio não caracteriza vínculo de emprego. Conforme a Lei do Estágio, “Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes. “(art. 1º e seu § 1º da Lei 11.788/2008).

Apesar de não se configurar como emprego, sempre que o estágio, for não obrigatório, ou seja, quando for uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória da graduação, este deverá ser remunerado e além disso a empresa deve oferecer auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Outras características importantes deste vínculo são:

No passado a maioria das empresas tinham o costume de abrir vagas de estágio num formato pontual, incorporando estagiários ao longo do ano todo. Atualmente tem se tornado cada vez mais frequente que as empresas estruturem Programas de Estágio com datas mais marcadas de entrada, e com trilhas de treinamento e acompanhamento bem estruturadas.

Os Programas de Trainees destinam-se a pessoas recém-formadas ou até, geralmente dois anos de formado. Diferente dos estagiários, o vínculo dos trainees é sim um vínculo de emprego.

Existem no mercado diferentes formatos de Programas de Trainees, alguns mais técnicos outros mais corporativos, mas em todos eles o grande objetivo é formar pessoas qualificadas para assumirem posições mais complexas dentro das organizações.

Por essa razão, praticamente todos os programas oferecem trilhas de treinamento e desenvolvimento com indicadores claros de acompanhamento que têm duração típica de 12 a 18 meses.

No passado a maioria dos Programas de Trainee tinham por objetivo ao término do programa de Treinamento & Desenvolvimento que o profissional assumisse uma posição formal de liderança. Isso ainda acontece algumas vezes, mas os desafios e complexidades atuais, muitas vezes exigem do profissional mais tempo e experiência para que isto aconteça.

Assim, um foco importante para as organizações têm sido os pós programas, um trabalho importante de conscientização dos líderes de ex-trainees para que busquem continuamente, desafios e exposição que os permitam trajetórias de carreira bem-sucedidas e alinhadas às estratégias organizacionais.

Espero que tenha gostado deste artigo e, para próximas oportunidade de Estágio ou Trainee, fique ligado nas nossas redes sociais: Instagram: @acrossjobs, Facebook: @AcrossConsultoria e Linkedin: Across Futuros Convergentes.

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook