Mesmo pessoas experientes muitas vezes ficam com dúvidas sobre o que é certo ou errado ao participar de um processo seletivo.
Nesse artigo vamos conversar sobre alguns Mitos ou Verdades sobre Processos Seletivos.
MITO OU VERDADE 1
Como eu tenho os conhecimentos técnicos, não preciso me preparar para a entrevista.
Essa é uma afirmação falsa (mito). Mesmo que você tenha os conhecimentos técnicos necessários para uma entrevista, você precisa se preparar sim! Além de checar seus conhecimentos técnicos, a pessoa que está fazendo a entrevista também vai querer conhecer você. Saber quais são seus pontos fortes, pontos de desenvolvimento, o que você gosta de fazer, o que faz bem, que tipo de ambiente você prefere etc. Lembra daquele artigo onde conversamos sobre Autoconhecimento? Uma parte importante da preparação para uma entrevista tem a ver com você ter clareza sobre quem é, o que faz bem e gosta de fazer, e como esses pontos se relacionam com a oportunidade de trabalho que está sendo oferecida a você.
MITO OU VERDADE 2
Vou falar bastante para poder me destacar
Se você ficar quieto o tempo todo numa dinâmica de grupo ou responder de um jeito monossilábico durante uma entrevista, a pessoa que está fazendo o processo seletivo não vai conseguir conhecer você. Por outro lado, se você ficar tão animado a ponto de monopolizar a conversa, é provável que isso não seja percebido de um jeito positivo também. A dica aqui está no equilíbrio entre a escuta e a fala! A preparação ajuda bastante neste ponto, para que você não omita nenhuma informação importante sobre você. Mas não esqueça, fique atento às perguntas, e às interações que acontecem no seu grupo, no caso das dinâmicas.
MITO OU VERDADE 3
Só devo contar as coisas positivas
Você conhece alguma pessoa que não tenha tido dificuldades, cometido erros, e que conheça tudo sobre tudo? Muito provavelmente não! Uma empresa quando está buscando alguém num processo seletivo, sabe que nenhum ser humano é perfeito. É muito importante que você compartilhe seus pontos fortes, destaque como eles são relevantes para a vaga em questão, mas também esteja preparado para compartilhar os aspectos que ainda faltam e aqueles que você ainda precisa desenvolver mais.
MITO OU VERDADE 4
Não devo fazer perguntas
Geralmente numa entrevista de seleção a maior parte das perguntas são realmente feitas pela pessoa que está conduzindo o processo, mas é muito importante você saber que um processo seletivo é uma via de duas mãos. Assim como a empresa quer conhecer você, você também precisa conhecer a empresa, a vaga, o ambiente, a jornada de trabalho etc. Assim, durante a etapa de preparação para a entrevista, reflita sobre as coisas que são importantes para você em relação ao trabalho e prepare algumas perguntas. Você poderá fazê-las ao longo da entrevista ou mais ao término dela.
Espero que vocês tenham gostado desse artigo, e não esqueçam, fiquem ligados nas redes sociais da Across: Instagram: @acrossjobs, Facebook: @AcrossConsultoria e Linkedin: Across Futuros Convergentes.
- Você acha que inteligência emocional é papo de RH? - 21 de agosto de 2021
- Quais são as etapas de seleção de Programas de Estágio e Trainee? - 3 de agosto de 2021
- Qual é a diferença entre um Programa de Estágio e um Programa de Trainee? - 3 de agosto de 2021