“Como assim Autoconhecimento? Você está querendo sugerir que eu não me conheço? É claro que eu sei quem eu sou! Inclusive já estou craque em Apresentação Pessoal de processo seletivo: Sou a Mariana, faço Administração de Empresas na faculdade “X”, tenho 20 anos, participo da empresa júnior, tenho inglês intermediário e quero muito ter uma primeira experiência profissional, na minha área de formação.
É por isso que eu me inscrevo em todos os programas de estágio que eu encontro. Uma hora vai dar certo! Não me interessa se é multinacional, nacional, indústria ou serviço, vou tentando tudo mesmo. O que está me preocupando é que já participei de 20 programas e ainda NÃO deu certo. O que será que estou fazendo de errado?”
Você já se sentiu assim ou conhece alguém nessa situação?
Um erro muito comum quando estamos buscando um trabalho é investir todo o tempo e energia em olhar para fora, para o mercado, e esquecer de olhar para dentro. É claro que precisamos mapear as oportunidades, mas também é fundamental saber que tipo de coisa gostamos de fazer, sabemos fazer e somos bons! Por exemplo, vocês já fizeram uma lista do tipo de coisas que vocês gostam de fazer? Aí vocês podem responder: “Mas como vou saber o que eu gosto de fazer se eu nunca trabalhei?”
Uma dica é pensar nos tipos de atividade que te davam ou dão prazer na escola, universidade, trabalhos voluntários, esporte, hobbies, etc. Com essa lista pronta, reflitam sobre o que todas essas atividades têm em comum. Que habilidades elas demandam? Em que tipo de ambiente acontecem? Com que tipo de pessoas interagem? Que tipo de tarefas são realizadas? Tenho certeza de que depois desse exercício, você terá muito mais clareza de quais são seus interesses e habilidades, e poderá, a partir desse conhecimento, começar a fazer uma busca muito mais focada.
Nem todos os programas oferecerão oportunidades que se conectem com seus interesses e habilidades. Então a próxima dica é pesquise, investigue, pergunte antes de aceitar participar de um processo seletivo. Escolha aqueles que realmente têm a ver com você, e não tenha dó de descartar os que não combinam. Vida de estudante é difícil, o tempo todo equilibrando estudos, trabalho (ou a busca dele) e lazer. Vocês realmente não têm tempo a perder.
Espero que tenham gostado desse artigo, e não esqueçam, fiquem ligados nas redes sociais da Across: Instagram: @acrossjobs, Facebook: @AcrossConsultoria e Linkedin: Across Futuros Convergentes.
- Você acha que inteligência emocional é papo de RH? - 21 de agosto de 2021
- Quais são as etapas de seleção de Programas de Estágio e Trainee? - 3 de agosto de 2021
- Qual é a diferença entre um Programa de Estágio e um Programa de Trainee? - 3 de agosto de 2021