Aparentemente uma Gestão de RH nas Pequenas Empresas parece uma tarefa fácil, porém é sem dúvidas um grande desafio para qualquer profissional.
Independentemente do tamanho ou tempo de vida, uma empresa nunca deve negligenciar a existência de um departamento de RH, se isso ocorre as chances de crescimento são mínimas, pois faltará algo muito importante e essencial para quando a empresa trabalha com um pequeno número de colaboradores: o engajamento de funcionários.
Para que o RH funcione de forma objetiva em pequenas empresas é preciso que o setor saiba trabalhar bem três ações estratégicas:
- Ao dar início a uma empresa de pequeno porte o proprietário precisa ser muito mais que um empreendedor e sim um humano, pois independente do ramo de atuação serão os colaboradores contratados seu principal suporte, portanto no caso de empresas pequenas o ideal é contar com pessoas que possuem os mesmos valores, propósitos e crenças da empresa, ou seja, pessoas que se pareçam com a cultura organizacional da empresa, pois é possível que pessoas que tenham os mesmos valores, mas crenças diferentes, o que em uma empresa pequena poderia causar algum tipo de conflito, ou uma divergência de ideias.
- Quando o RH contrata pessoas com as mesmas crenças e valores a chance de crescimento aumenta, e a empresa possui cada vez mais pessoas engajadas buscando o sucesso da empresa, portanto são indivíduos mais propensos a se desenvolver e produzir mais pela empresa.
- Desenvolver os indivíduos é outra ação estratégica usada em pequenas empresas, isso fará com que eles possam assumir futuramente maiores responsabilidades e ser recompensados por isso, além de obterem uma boa avaliação por parte da empresa, pois estarão mais preparados para promover qualquer trabalho que seja necessário.
- Avaliar apropriadamente o perfil dos candidatos e buscar pessoas que tenham o perfil da empresa, através dos seus valores, crenças e propósitos.
Com essas ações estratégicas voltadas para os colaboradores, o RH nas Pequenas Empresas já consegue trabalhar de uma forma mais eficaz e assertiva pois possui colaboradores engajados e que vestem a camisa da empresa.
Uso da Tecnologia no RH nas Pequenas Empresas
Outro fator importante é contar com a tecnologia para o auxílio da gerência dos colaboradores, pesquisar sobre soluções eficazes é de suma importância, pois através delas inúmeras tarefas são feitas de forma mais simples e eficazes.
O RH nas Pequenas Empresas parece ser uma atividade complicada, mas com o auxilio das pessoas e ferramentas certas a consequência é uma empresa com excelente produtividade, colaboradores engajados e satisfeitos.
Gostou de saber mais sobre o RH na transformação digital? Fique por dentro de outros conteúdos como esse e não perca nenhuma novidade no setor. Leia também: Educação Corporativa nas empresas!
Você é de RH e quer promover uma revolução na sua empresa? Então faça parte da nossa comunidade que conta com mais de 1 MILHÃO de pessoas e empresas e seja informado sobre as novidades. [Clique aqui]