A celebração de metas atingidas é uma das formas de manter o colaborador motivado, diminuindo as chances de perda de talentos e estimulando a retenção de talentos uma competição saudável entre eles.
Se um time de colaboradores deixa de ser reconhecido pelas suas pequenas conquistas, provavelmente seu desejo de vitória será apagado, e o fato de algumas empresas não possuir o entendimento da importância de exaltar metas atingidas torna a retenção de talentos um problema real, ou seja, muitas empresas perdem grandes talentos por não possibilitar a eles uma “injeção de ânimo” quando uma meta é atingida, quando não há nenhum tipo de celebração diante de um feito, não só o profissional fica lesado, mas também toda equipe.
Um bom lugar para trabalhar
Com o propósito de manter seus talentos, muitas empresas normalizaram juntamente com profissionais capacitados, a prática de celebrar as vitórias conquistadas pelo time, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Esse é o caso da AstraZeneca, uma empresa biofarmacêutica global que prioriza muito sua retenção de talentos ela oferece premiações aos funcionários com day-off, dinheiro( assim como bonificações ), além de troféus e viagens. O critério adotado por eles varia entre tempo de casa, idéias e projetos inovadores e o comportamento. Ao participar de atividades extras, a empresa dá ao colaborador o direito de dias livres de trabalho. Aqueles que desenvolvem projetos inovadores com características diferenciadas podem receber troféus identificando a importância do projeto e benefícios em dinheiro na folha de agamento. O tempo de trabalho na empresa também gera benefícios, a cada cinco anos de trabalho na empresa o colaborador recebe uma viagem de valores diversificados e crédito em dinheiro em folha. No Brasil a empresa conta com mil funcionários.
Diferentes tipos de celebração
Diferente do que muitos imaginam para se obter uma boa retenção de talentos, não é necessário um gasto exorbitante e grandes feitos, mesmo com uma verba restrita é possível adquirir boas práticas de incentivo como, por exemplo, proporcionar experiências como: um almoço em grupo, um passeio de barco, “aniversariante do mês”, entre outros; Que possibilitam a oportunidade de interação e até mesmo um bom momento de falar sobre as conquistas e mudanças do negócio naquele período, trata-se de um pequeno feedback de como a empresa está indo e quem são os envolvidos dessa conquista.
É fundamental para uma empresa de sucesso ter em mente que comemorar é sempre necessário, essa prática pode ser vista como um investimento nos negócios a final não existe lucros sem vendas e não existe vendas sem motivação.