Sabe aquela sensação de euforia que toma conta quando planejamos uma viagem? Sim?
Pois é, isso é maravilhoso não é mesmo? Diga-me qual é a sua parte favorita nesse processo? A escolha do destino, a busca por referências de quem já foi ao lugar tão almejado, a escolha das roupas, os pontos fortes de atração local, dicas de passeios, diga o que mais? É realmente emocionante não é?
Agora já pensou ganhar uma viagem as cegas sem saber o destino e com isso não saber o que levar, o que encontrará por lá, não pedir referências, não ter noção do quanto levar para gastar, já não lhe causa a mesma sensação de euforia por viajar como no exemplo anterior não é mesmo?
Já parou para pensar como sua escolha profissional tem tudo haver com a ilustração acima? Não?
Mas fique sabendo que o processo de escolha na carreira é exatamente igual. Se planejado, orientado e referenciado, pode ser uma viagem inesquecível cheia de estórias maravilhosas para rememorar e compartilhar.
O ponto principal desta ilustração não é o destino, afinal sabendo-se para onde quer ir com certeza pode se planejar muito bem, aproveitando assim tudo que o local tem a lhe oferecer. Mas qual o ponto então? Simples, a escolha.
Pode parecer obvio, mas já aconteceu com você ou alguém que conhece o exemplo acima de não saber bem para onde se vai ou o que esperar de lá? Com certeza sim.
Na vida profissional acontece o mesmo, quando não há escolha, planejamento e tudo que surge você vai se envolvendo sem saber o que aguardar ou como agir, no fim provavelmente você não irá gostar do resultado, afinal os percalços e stress causados pelo inesperado foram tantos que você nem aproveitou a viagem.
Para ilustrar de outra forma, podemos nos lembrar dos contos e fadas que é um dos meus exemplos favoritos.
Conhece a história de Alice no país das maravilhas? Sim.
Pois é você se lembra quando o ela questiona o gato risonho: Qual caminho devo escolher?
Lembra da resposta dele? Para quem não sabe onde quer ir qualquer caminho serve!
Esse é o ponto!
A orientação profissional ou reorientação é fundamental para auxiliar o destino dessa viagem, ela com certeza irá ajudar você não apenas a escolher seu destino de origem mas também como prepara-se e aproveitar o caminho.
Tenho visto em meus atendimentos muitos jovens sem noção alguma não apenas da escolha profissional, mas também dos vários campos dentro da própria escolha profissional, a grande maioria das formações sejam técnicas ou universitárias não trabalham isso com o aluno e isso o deixa perdido, muitas vezes inclusive desistindo do curso por não saber das muitas potencialidades e destinos que pode escolher em sua futura carreira.
O meu objetivo nesse post é criar em você a curiosidade de se atentar se escolheu este destino ou está na viagem as cegas?
De qualquer maneira o que imposta é reconhecer o momento e à caso tenha pego a viagem as cegas sempre poderá encerrar essa viagem e escolher um novo destino!
Afinal para isso existe a reorientação profissional.
- Escolha seu destino e aprecie a viagem! - 14 de junho de 2019