Ministério da Economia oferece cursos online gratuitos para três áreas da Engenharia com certificado, ótima chance de ampliar os conhecimentos e dar aquele UP no currículo!
Para você que cursa Engenharia ou possui interesse na área, conheça os cursos oferecidos gratuitamente pelo Ministério da Economia através do Programa Escola do Trabalhador. É disponibilizado online para qualquer pessoa, sem restrições. Confira esta super oportunidade de dar aquele UP no currículo!
Sobre o Programa
A Escola do Trabalhador é um programa criado em 2017 por meio de uma parceria de pesquisa e extensão do então Ministério do Trabalho e a Universidade de Brasília. Hoje, sob responsabilidade do Ministério da Economia, a Escola do Trabalhador disponibiliza um portal para a qualificação de trabalhadores brasileiros e o combate ao desemprego.
Os cursos disponibilizados na Escola do Trabalhador são gratuitos e online, abertos à toda sociedade, com acesso irrestrito, sem necessidade de escolaridade prévia. A certificação é realizada pela Universidade de Brasília (UnB) como curso de extensão.
-
Engenharia de Alimentos
O setor agroindustrial obteve, nos últimos anos, extraordinários avanços na industrialização de alimentos com incrementos tecnológicos no desenvolvimento de novos produtos, processos e métodos de conservação. Com isso, qualquer que seja o tipo de processamento industrial de alimentos, a melhoria e manutenção das condições higiênico-sanitárias se constitui em requisito essencial para o sucesso da atividade.
O curso na área “Higiene da indústria de alimentos”, consta na área da Engenharia de Alimentos e é ofertado gratuitamente pelo Ministério do Trabalho através da Escola do trabalhador para pessoas interessadas em aperfeiçoar os conhecimentos sobre higienização em uma indústria de alimentos. Saiba mais sobre ele abaixo:
O objetivo do curso de Higiene na indústria de alimentos é apresentar os conceitos básicos de limpeza e a importância do pH no processo de higienização. Serão apresentadas as etapas do processo de higienização, os produtos usados, os tipos de sujidades mais encontrados e os métodos de limpeza mais utilizados. Além disso, o participante conhecerá a segunda etapa do processo de higienização: a desinfecção/sanitização nas unidades fabris.
Por fim, você aprenderá sobre os princípios ativos mais comumente utilizados nessa atividade, além de conhecer as características e indicações de cada desinfetante/sanitizante.
O curso possui duração de 40 horas, e ao final dele é possível adquirir um certificado gratuito.
Para obter mais informações e ter acesso ao curso clique [neste link]
-
Engenharia de Produção
Nunca se falou tanto em Qualidade e Produtividade. Isso ocorre devido à constante evolução do mundo moderno e, principalmente, ao desenvolvimento rápido e constante da tecnologia. Desenvolvimento este que gera um canal muito fluente de informações.
Com a informação, os indivíduos tornaram-se mais conhecedores de seus desejos e mais exigentes. As empresas também descobriram mais rapidamente o que seus concorrentes estão fazendo de melhor.
O curso “Produção Industrial”, que faz parte da área da Engenharia de Produção, é ofertado pelo Ministério da Economia online e gratuitamente no Programa Escola do trabalhador para pessoas interessadas no assunto e que queiram ampliar seus conhecimentos. O curso tem duração de 40 horas, e ao final dele é possível adquirir um certificado gratuito.
O objetivo principal deste curso é, portanto, oportunizar aos participantes conhecimentos sobre o conceito de qualidade e seu processo, os princípios da gestão e as ferramentas da qualidade. Além de conhecer os requisitos necessários para a implantação e as características de cada etapa componente de um sistema da qualidade.
Para obter mais informações e ter acesso ao curso clique [neste link]
-
Engenharia Civil
Nas profissões relacionadas à Segurança do Trabalho os profissionais estão muito mais envolvidos com a melhoria da qualidade de vida da sociedade do que com o lucro no exercício da profissão. O exercício da Segurança do Trabalho tem ganhado força no meio empresarial, pois se começou a perceber que é muito melhor investir em segurança do que ficar atendendo casos de acidentes ou perder bons profissionais por um período ou até para sempre.
Nas empresas do ramo da construção civil, o trabalho é um pouco mais complicado, uma vez que a construção não é um espaço de trabalho predefinido, isto é, pensado para o desenvolvimento da atividade produtiva. Tudo é provisório em uma obra, a atividade é nômade e não tem fluxo de trabalho predefinido, pois um terreno nunca é igual ao outro.
O curso “Análise de riscos da engenharia construção civil”, objetiva oferecer conhecimentos básicos na área da segurança do trabalho, discutir a elaboração de mapa de risco de um Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), bem como os riscos em cada fase da obra.
Para obter mais informações e ter acesso ao curso clique [neste link]
Conheça também outros cursos ofertados online e gratuitamente pelo Ministério da Economia, abaixo:
Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.
Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]