Vários países já aceitam a nota do Enem para ingressar em suas faculdades. Um desses países é a França, confira!
É muito comum os estudantes procurarem as universidades em Portugal para ingressar utilizando as notas obtidas no ENEM. Mas o que poucos sabem é que tem outros países que aceitam a nota do Enem, como os EUA, Polônia, Canadá e na França (da qual vamos falar neste artigo).
O processo para estudar na França não é tão simples como nas universidades portuguesas, mas é possível.
Para usar o ENEM para estudar na França, não basta somente ter uma boa nota. As universidades francesas exigem que o aluno tenha sido aprovado em uma universidade brasileira em um curso parecido com o que ele quer cursar na França. Então já se candidate ao curso que deseja aqui no Brasil, e só depois tente uma vaga na França.
Além de ter feito o ENEM e de ter sido aprovado em uma universidade no brasil, o candidato deverá comprovar que sabe falar francês quando for se candidatar usando o ENEM para estudar na França.
Certificados de Francês
Os diplomas oficiais são o DELF e DALF. DELF é a abreviação de Diplôme d’Études en Langue Française. Já DALF se refere a Diplôme Approfondi de Langue Française. Ambos os diplomas são reconhecidos como comprovantes oficiais de proficiência da língua pelo Ministério da Educação francês, pois eles certificam o nível de domínio do idioma.
Tem nota mínima?
Não foi estabelecida uma nota mínima para estudar na França, visto que o candidato deve já ter sido aprovado em uma universidade (pública ou particular) no Brasil no curso de sua escolha.
Quais os cursos que posso fazer?
Cada universidade terá as suas próprias regras, por isso você terá que verificar a informação no site de cada uma.
Abaixo há uma lista das 4 melhores Universidades francesas:
A École Normale Supérieure (ENS), fundada em Paris durante a Revolução Francesa (1794), é uma referência mundial em ensino e pesquisa. Estabelecimento público de ensino superior que cumpre papel fundamental na formação de cidadãos da elite pensante francesa, forma pesquisadores e professores universitários de alto nível em todas as áreas de conhecimento. Com unidades espalhadas por importantes cidades francesas: Paris, Lyon e Cachan, cada qual especializada em certas áreas do conhecimento, oferece uma formação de alta qualidade, centrada na inovação e criação, a fim de solucionar as problemáticas do mundo atual.
A École Polytechnique, instituição de renome internacional na área de Engenharia, é uma instituição que alia ensino de qualidade e inovação com excelência científica e tecnológica. Sua formação promove uma cultura de forte dominância científica, complementada com uma grande tradição humanista. A escola forma engenheiros com o título de Ingénieur diplomé de l’École polytechnique (Engenheiro diplomado pela Escola Politécnica) e outorga também os títulos de mestre e doutor.
A Université Pierre et Marie Curie (UPMC), também conhecida como Universidade Paris 6, é uma universidade pública francesa fundada em 1968 e que, em pouco tempo conquistou reconhecimento internacional. Possuindo institutos de caráter bastante científico, a UPMC oferece formações em diversas áreas, mas o grande departamento desta faculdade é o de Medicina!
A Université Paris-Sud – Paris XI (Universidade Paris 11) é uma das mais reconhecidas internacionalmente no terreno científico: visibilidade acadêmica, parcerias e reconhecimento! É uma universidade pública, fundada em 1971 e com formações de alta qualidade oferecidas por dois departamentos: Direito, Economia e Gestão e Ciências, Tecnologia e Saúde.
Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.
Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]