Como você vai se preparar para sua próxima grande entrevista? A maioria de nós pensamos sobre as respostas verbais – o que dizer, as histórias para contar e as respostas perfeitas. Mas temos que pensar muito mais que isso.
Como pesquisadora do comportamento humano, Vanessa Van Edwards passou os últimos dez anos fazendo pesquisas originais sobre estratégias e táticas sociais cientificamente comprovadas para ajudar a construção de conexões.
Veja as 5 dicas de linguagem da Vanessa corporal para ajudá-lo a agitar sua próxima entrevista.
1 – Mãos primeiro
Quando você encontra uma pessoa pela primeira vez, é normal olhar para as mãos dela primeiro. Isto é especialmente importante em uma situação de entrevista porque seu entrevistador pode estar tentando avaliar se você quer apertar as mãos. Torne isso mais fácil! Assim que você vir seu entrevistador, dê um bom e breve aperto de mão.
Dica: não esqueça de terminar em um aperto de mão. Você quer selar o acordo, então certifique-se de apertar as mãos mesmo que tenha conhecido a pessoa antes – esta é uma maneira extremamente calorosa de saudação.
2 – Reivindique seu espaço
Quando estamos nervosos, tendemos ficar que nem uma “tartaruga”, que é quando você traz o queixo para baixo e os ombros para ocupar menos espaço. Também tentamos nos tornar o menor possível – as mulheres cruzam as pernas, os homens cruzam os braços sobre o peito. Isso mostra ao entrevistador que você está inseguro e pode fazer parecer que você tem algo a esconder.
Então relaxe seus braços e não deixe seu corpo mostrar sua tensão. Se você puder, use sempre os apoios para os braços que ajudam você a rolar os ombros para trás.
Dica: Se você tiver uma escolha de cadeiras, nunca escolha o sofá baixo. Isso torna muito difícil reivindicar espaço. Sempre procure a cadeira mais alta da sala com as costas altas e os apoios para os braços.
3 – Alinhar o corpo
Quando você está realmente envolvido com alguém, você alinha todo o seu corpo com o dele – cabeça a cabeça, torso a torso e cabeça a cabeça. Isso é uma demonstração não verbal de respeito. Em uma entrevista, certifique-se de se inclinar para o entrevistador. Se você tiver várias pessoas em uma entrevista, faça um ângulo em direção à pessoa que fala para mostrar respeito.
Dica: Isso também é importante para sua foto de perfil do LinkedIn. Analisamos milhares de fotos e encontramos pessoas como fotos de pessoas na frente – voltadas para a câmera.
4 – Sorria direito
Um monte de conselhos de entrevistas convencionais diz que as pessoas devem sorrir o tempo todo em entrevistas, mas isso nem sempre é uma boa ideia. O que é melhor é sorrir direito. Você nunca quer fingir sorriso – isso parece inautêntico. Tente encontrar maneiras autênticas de sorrir, uma forma de conseguir isso é discutir assuntos sobre os quais você é realmente apaixonado para poder demonstrar uma verdadeira felicidade.
Dica: inicie e termine uma reunião dizendo: “Estou muito feliz em conhecê-lo” ou “Estou muito feliz por estar aqui”. Isso é positivo e oferece uma boa oportunidade para sorrir.
5 – Olhar
Nós todos sabemos que o contato visual é importante – mas há um ponto ideal para contato visual. Quando nos olhamos mutuamente, produzimos oxitocina – o hormônio da conexão. Mas não queremos fazer contato visual demais. Nas culturas ocidentais, o ponto ideal é 60 a 70% do tempo. Portanto, não tenha medo de admirar a vista ou dar uma olhada enquanto fala – apenas certifique-se de que esteja fazendo contato visual enquanto fala com você.
Dica: tente notar suas expressões faciais – isso ajuda você a olhar profundamente e decodificar suas emoções.
Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.
Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]