Gostou? Compartilhe! :)

A Fundação Estudar, de Jorge Paulo Lemann, é uma rede que conta com programas, os estudantes conseguem bolsas de estudos, formação de networking e conteúdo voltado para o mercado de trabalho de forma constante.

Anamaíra Spaggiari, gerente de produtos de educação da Fundação, separou uma lista de filmes e séries de gêneros diversos que ensinam lições valiosas para quem busca trajetória profissional de excelência. Confira e anote 😉

Filmes

Sociedade dos Poetas Mortos – Diretor Peter Weir (1989)

Resumo: Em meio a uma escola bastante tradicional e conversadora, um professor de poesia inspira seus alunos a partir da crença de que é preciso perseguir aquilo que eles acreditam e, se necessário, reivindicar contra o que lhes é imposto – transmitindo a mensagem “Carpe diem”, de que a vida é curta e deve ser aproveitada.

Lição: Fazendo um paralelo com o filme, é possível perceber que, às vezes, o jovem no mercado de trabalho está inserido em ambientes tradicionais e de “status quo” (estado atual). Ele, no entanto, tem que aprender a lidar com esse cenário, adotando uma atitude de questionamento e imaginando novas formas de pensar e agir, além de contestar o que é dado como certo – mas sempre com bom senso e respeito.

A Grande Aposta – Diretor: Adam McKay (2015)

Resumo: Alguns investidores de Wall Street percebe os primeiros sinais de que o setor de crédito imobiliário dos Estados Unidos, baseado em hipotecas, corre risco de desabar devido à concessão excessiva de financiamento atrelado à crescente inadimplência. Antevendo esses sinais, esse grupo aposta na quebra do mercado de crédito lucra muito com a situação.

Lição: Assim como no caso desse grupo de investidores, o profissional de hoje pode aprender a ser cada vez mais visionário. Além de demonstrar muita autoconfiança – que é essencial para se apostar em uma estratégia de risco –, os personagens do filme aplicaram todo o seu conhecimento técnico em um mercado que ninguém estava olhando de forma crítica, tiveram a capacidade de analisar o cenário e antever uma grande oportunidade. A dica é “pensar fora da caixa” para ter uma visão que ainda não passou pela mente de ninguém – e, com isso, colher excelentes resultados.

O Sorriso da Monalisa – Diretor: Mike Newell (2003)

Resumo: Uma professora consegue uma chance para dar aulas de História da Arte num colégio tradicional dos anos 50. Suas alunas, porém, surpreendem: todas já estavam completamente preparadas, sabendo todo o conteúdo teórico de cor e salteado. A estratégia, então, é pensar numa nova abordagem para as aulas, deixando de lado os livros para visitar as obras de arte ao vivo.

Lição: A lição é fazer além do óbvio. Algumas tarefas parecem evidentes e muito simples de se resolver, mas é essencial fazer diferente e ir além do que é usual – inovando na maneira de pensar e executar. O filme também trata da transposição da teoria à prática: trazendo essa dica para a realidade dos jovens, mostra que deve-se aplicar tudo aquilo que aprendeu na sala de aula em seu dia a dia de trabalho. Não basta ficar preso à teoria, é preciso colocar a mão na massa.

Séries

House of Cards – (ano de lançamento: 2013 – 5 temporadas disponíveis)

Resumo: Remake de uma série da BBC dos anos 90, House of Cards tem como protagonista Frank Underwood (Kevin Spacey), um político que lidera a bancada majoritária da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Underwood fica decepcionado quando descobre que não ocupará o cargo de Secretário de Estado da nova gestão, posto que foi prometido anteriormente a ele, pelo agora recém-eleito presidente. Em vez de aceitar a derrota, Frank decide usar seu conhecimento sobre os bastidores da política para orquestrar sua vingança.

Lição: House of Cards pode parecer uma sugestão polêmica, mas contribui de forma interessante ao trazer duas lições principais. Do ponto de vista a ser seguido, seus personagens são bastante obstinados e orientados para resultado, persistindo independentemente dos desafios e obstáculos que surgem no dia a dia. Essa perseverança, no entanto, acarreta em situações e comportamentos que devem ser evitados: pegar “atalhos” para se dar bem e “passar a perna” no colega são exemplos recorrentes de falta de integridade e que mostram que, ao final, tal escolha só traz problemas.

Unbreakable Kimmy Schmidt – (ano de lançamento: 2015 – 2 temporadas disponíveis)

Resumo: Unbreakable Kimmy Schmidt aborda a história de uma mulher que foi sequestrada por um pastor, passa 15 anos presa em um bunker (uma espécie de abrigo subterrâneo), e consegue escapar de um culto apocalíptico e começa uma nova vida em Nova York.

Lição: Quando ela consegue retornar para a civilização, dá de cara com um mundo completamente diferente e se vê diante da principal lição da série: a necessidade de adaptação diante de situações completamente diferentes do que se está habituado. Isso é bastante conectado com o perfil resiliente da protagonista, que não se deixa abalar por nada. Seja um assalto, a dificuldade para estudar ou a procura por emprego, ela sempre ergue a cabeça, enfrenta o desafio e o supera.

The Crown – (ano de lançamento: 2016 – 1 temporada disponível)

Resumo: The Crown acompanha a história da rainha Elizabeth II e dos primeiros-ministros que, juntos, deram forma à Grã-Bretanha depois da Segunda Guerra Mundial. A série narra as histórias internas dos dois famosos endereços do mundo: o palácio de Buckingham e 10 Downing Street, incluindo as intrigas, romances e esquemas por trás dos eventos que moldaram a segunda metade do século 20.

Lição: The Crown retrata a família real do Reino Unido, desde o casamento da Rainha Elizabeth II em 1947 até os dias de hoje. Embora esta seja uma “carreira” nada convencional, a série aborda indiretamente essa questão da posição de poder da mulher ao lidar com dilemas de gestão e diplomacia. Diante de um ambiente majoritariamente masculino, a personagem principal tem que driblar sentimentos como insegurança e pressão, além de enfrentar o desafio de equilibrar vida profissional e pessoal.


Fonte: InfoMoney

Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet