Gostou? Compartilhe! :)

Você já imaginou fazer uma prova como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aquela prova que vai definir seu futuro e sua carreira com questões sobre memes? Os memes tem tudo pra aparecer este ano nas provas do Enem que acontecem em menos de 2 meses, e que agora se apresenta de nova forma: dois fins de semanas de provas e que caem somente nos domingos.

Se todas essas mudanças do Enem, inclusive sobre as questões estão te fazendo desacreditar, confira um exemplo do que pode ser cobrado na prova:

Resolução da questão:

A resposta correta é a alternativa D. Nele,a está destacada a relação de oposição entre o Romantismo (período literário em que trinfava o amor e, no contexto do meme, período do relacionamento em que tudo está bem entre o casal)e o Realismo (período literário caracterizado pela temática da traição e pela demonstração de relações amorosas distantes de uma perspectiva idealizada).

No contexto do meme, o Realismo demarca o fim do momento inicial positivo de um casamento, sendo associável à postura de sofrimento da mulher na tela “Arrufos”. (Fonte UOL/Imagem reprodução Facebook)

Como estudar e se concentrar ao deparar com questão de meme

Por mais que o conteúdo apareça em funções humorísticas, não deixe se levar neste sentido. O hábito da leitura é uma boa forma de chegar o consenso da interpretação na hora de estudar os memes. Aflore seu senso crítico pois conteúdos como esses devem levar para o lado mais a sério se quiser acertar a questão.

Cada meme é de uma maneira diferente mas quaisquer que for cobrados na prova terá alguma relação aos conteúdos fornecidos pelo Enem: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Enem trazendo nova proposta

Os memes se encaixam perfeitamente sobre a nova proposta que o Enem 2017 tem a oferecer. Pois como nos últimos anos, linguagens de humor como charges, propagandas e histórias em quadrinhos têm sido inseridos nos últimos anos.

Entenda a diferença

  • Cartum (Cartoon) – anedota gráfica em que se visualiza a presença da linguagem verbal associada à não verbal. As abordagens dizem respeito a situações relacionadas ao comportamento humano, não situadas no tempo, por isso são denominadas de atemporais e universais;
  • Charge – satiriza situações específicas, situadas no tempo e no espaço, também mesclando as linguagens verbal e não verbal;
  • Meme – termo grego que significa imitação. Bastante utilizado na internet para “viralizar” informações geralmente humorísticas através de vídeo, imagem e frases;
  • Tirinhas – gênero textual humorístico e, às vezes, político, que combina frases curtas, geralmente de efeito ambíguo, com desenhos que ilustram e complementam o sentido da obra.

Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet