Veterinário, quem ama essa profissão?

Gostou? Compartilhe! :)

Você jovem que está se formando no ensino médio, que pretende cursar ensino superior em Medicina Veterinária porém ainda não sabe bem como é a estrutura do curso, as áreas de abrangência. Continue lendo e descubra tudo sobre esse universo animal.

Partiremos da premissa de que você gosta de animais, certo? Convenhamos que é praticamente impossível alguém não gostar ao menos de algum animal. Particularmente gostamos muito também. Imagina, poder trabalhar o resto da vida com animais, isso deve proporcionar uma paz incrível para o dia. Poder compreender sobre o mundo animal, cuidados e peculiaridades deve ser muito empolgante, seja para animal doméstico, silvestre ou de rebanhos, esses são para a turma que gosta de bota e chapéu. Veja abaixo sobre o histórico do curso em Medicina Veterinária, mercado de atuação e informações.

Os cuidados na Saúde Animal

A Medicina Veterinária tem importante papel na saúde e proteção animal, pois eles dependem destes profissionais para manter sua saúde e ter maior longevidade.

Apesar de os primeiros registros históricos da prática de medicina veterinária datarem de 4000 a.C, documentos Egípcios descobertos no ano de 1890 por pesquisadores, sendo o registro mais antigo, dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O cuidado animal não foi sempre pensado pela maioria da sociedade, muitas vezes esquecendo que o pobre animal tem alma, precisa e merece carinho, cuidados e proteção. Há pouco mais meio século, ainda não se dava tanta importância para os bichinhos que tanto amamos, a sociedade não se preocupava com o bem estar deles. Triste imaginar isso não é? Mas as pessoas passaram a olhar com mais atenção para os “serumaninhos” nos últimos anos.

Logicamente não podemos generalizar, sempre existem ONG’s de proteção animal, pessoas que se preocupam. Porém não é difícil encontrar ao longo da história casos de maus tratos de animais, assim como não é difícil encontra-los atualmente ao redor do mundo.

No Brasil a primeira Associação civil a ser fundada foi a UIPA (União Internacional Protetora dos Animais) fundada em 1895. Com foco na proteção, assessoria à denúncias de maus tratos de animais e direciona campanhas de adoção de animais em reabilitação ou abandonados, afim de que encontram novos lares.

As primeiras Instituições de ensino de Medicina Veterinária no Brasil só vieram a serem criadas em 1910, mas que só foram efetivamente abertas alguns anos depois. A Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária aberta em 1913 e a Escola de Veterinária do Exército aberta em 1914, ambas no Rio de Janeiro. Continue lendo para conhecer as áreas de atuação e salário médio do(a) médico(a) Veterinário(a). A profissão Médico(a) Veterinário(a) só foi firmada em 1968, sendo reconhecida sob a Lei nº 5.517.

O veterinário e sua atuação

O curso compreende toda e qualquer área relacionada aos animais, incluindo trabalho em áreas de inspeção de qualidade em produtos de origem animal. O exercício da profissão pode ser aplicado em diversas áreas do setor, clínicas, Petshop, Fazendas, Centros de Reprodução, Institutos de Pesquisa, Universidades. Enfim, são várias as possibilidades, aqui listamos 9 áreas de atuação.

Clínica Médica, Cirurgia e Obstetrícia Veterinárias
  • Hospitais Veterinários e Clínicas: atendimento ambulatorial para animais de pequeno porte;
  • Cooperativas: Clínica e cirurgia de animais de grande porte;
  • Fazendas e Haras: Clínica e cirurgia de equinos.
Manejo Reprodutivo e Inseminação Artificial
  • Melhoramento genético;
  • Inseminação artificial;
  • Manejo de embriões;
  • O trabalho em reprodução é realizado geralmente em Fazendas, Centros de Pesquisa, Centrais de Inseminação Artificial.
Tecnologia Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Laticínios;
  • Frigoríficos, bovinos, suínos, aves, ovos;
  • Abatedouros Municipais, Estaduais;
  • Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Estadual (SIE) e Federal (SIF).
Nutrição, Melhoramento e Produção de Animais
  • Nutrição, manejo e melhoramento de animais bovinos, suínos, aves, ovinos, caprinos e outras espécies que movimento a indústria de alimentos de origem animal.
Medicina Veterinária Preventiva
  • Laboratório de diagnóstico de doenças;
  • Produção de antígenos (substâncias capazes de entrar no organismo e se fundir aos anticorpos);
  • Pesquisa e produção de imunobiológicos;
  • Prevenção e controle de doenças – Elaboração e execução de programas de combate a doenças.
  • O trabalho de Medicina Veterinária Preventiva é desenvolvido em Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, normalmente ligados à Defesa Sanitária, Universidades ou empresa privadas.
Projetos agropecuários, planejamento e execução
  • Projetos para instalações de cultura de animais. Normalmente destina-se a zona rural devido ao tipo de cultura, por se fazer necessário espaço adequado.
Desenvolvimento e comercialização de produtos pecuários
  • Produção de medicamentos;
  • Vendas de produtos e orientação ao mercado.
Zoológicos, Reservas Ambientais e Parques
  • Manejo, nutrição, reprodução, clínica ambulatorial e cirurgia de animais silvestres.
Saúde Pública
  • Desenvolvimento e execução de programas de combate de riscos de doenças infecciosas. Entram as atividades de, Vigilância à Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária.
  • O trabalho em Saúde Pública é desenvolvido em Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, normalmente ligados à Defesa Sanitária, Ministério da Saúde, Universidades.

O Mercado

Segundo a FecomercioSP o mercado Pet cresceu cerca de 4,9% em 2016, representando cerca de mais de 18 bilhões de faturamento do setor, isso reflete na expansão do mercado, o que auxilia no crescimento da demanda por profissionais na área. Isso se deve boa parte, ao aumento da consciência dos donos de pets, que começaram a ficar mais antenados aos cuidados com vacinação e boa alimentação, essenciais para manter a saúde de seus amiguinhos.

Ocorre por todo o mercado a ampliação, ou surgimento de novos negócios voltados a saúde animal, onde se fazem necessária a ação de um(a) veterinário(a). É com certeza uma carreira que está sempre em ascensão no mercado, com tendência de só aumentar ao longo dos anos. Em se tratar de Brasil, temos um dos maiores mercados pets do mundo, segundo a Abinpet. Ainda temos uma das maiores produções pecuárias do planeta. Dúvidas de que tem muito mercado para explorar?

O salário de Médico(a) Veterinário(a) está na média de R$ 3.500,00. Se você pretende ingressar na de Medicina Veterinária, veja estas oportunidades de bolsa de estudo nos melhores centros de ensino superior do Brasil. No Quero Bolsa em Veterinária você encontrará diversas bolsas de estudo com desconto em mais de 1300 instituições de ensino em todo o Brasil.

Confira a matéria feita pela Quero Bolsa sobre as 50 melhores faculdades de Medicina Veterinária do Brasil, segundo o MEC.

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook