Veja como estudar em 27 universidades portuguesas pelo ENEM

Gostou? Compartilhe! :)

Olá, você sabia que 27 universidades portuguesas aceitam o ENEM como vestibular? Foi a partir de 2017 que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade ligada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), começou a fazer acordos com universidades portuguesas para ingresso de brasileiros nos cursos.

Nas universidades conveniadas ao Inep não é necessário fazer provas para admissão, é possível usar a própria nota do ENEM. Cada curso e instituição possui sua própria nota de corte e os diplomas são reconhecidos em toda União Européia.

Então vamos as 27 universidades portuguesas que aceitam o ENEM:

Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas do mundo. Foi fundada em 1290 pelo rei D. Dinis I. A instituição é referência em Portugal e na Europa e, em 2013, recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco.

Universidade de Algarve
Localizada no sul de Portugal, a instituição pública recebe anualmente cerca de 1.000 alunos estrangeiros, de cinquenta nacionalidades. Há cursos na área de artes, comunicação, ciências sociais, educação, turismo e tecnologia, entre outros.

Instituto Politécnico de Leiria
São 49 cursos em cinco campi, todos a menos de duas horas de Lisboa. Os cursos cobrem as áreas de educação/ciências sociais, tecnologia/engenharia, artes/design, turismo, saúde/desporto, ciências empresariais e jurídicas.

Instituto Politécnico de Beja
O IPBeja é uma instituição de ensino superior especializada em áreas pouco exploradas pelo Brasil, como viticultura e enologia, olivicultura e agropecuária mediterrânea. São oferecidas dezesseis graduações, distribuídas nas áreas de educação, saúde, agricultura e tecnologia.

Instituto Politécnico do Porto
O P. Porto atrai tanto por estar situado na charmosa cidade do Porto, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, quanto pelo ensino, que mescla tradição com uma constante atualização em demandas do mercado de trabalho e investigação social, tecnológica e científica.

Instituto Politécnico de Portalegre
O IPP, localizado nos arredores de um parque nacional e perto da fronteira com a Espanha, possui quatro escolas – educação, tecnologia/gestão, saúde e agrária – além de serviços de ação social e incubadora de base tecnológica.

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Criado em 1994, o IPCA está localizado ao norte de Portugal e reúne cursos que vão desde gestão de atividades turísticas até engenharia e desenvolvimento de jogos digitais.

Instituto Politécnico de Coimbra
O IPC está entre as dez maiores instituições de ensino portuguesas e fica na cidade de maior tradição universitária do país. Abrange uma grande diversidade de áreas de formação, desde a agricultura e ambiente, passando por comunicação, contabilidade e marketing, até saúde e engenharias.

Universidade de Aveiro
Criada em 1973, na cidade portuária entre Lisboa e Porto, a UA possuiu 15.000 alunos. São 57 cursos de graduação e 127 de pós-graduação. Entre tantas opções, há matemática, biologia, engenharia mecânica e civil, ciências biomédicas e economia.

Instituto Politécnico de Guarda
O IPG fica, como seu nome diz, em Guarda, a cidade mais alta de Portugal, a 1.056 metros de altitude. As quatro faculdades que compõem o instituto são a Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, a de Saúde, a de Tecnologia e Gestão e a de Turismo e Hotelaria.

Universidade de Lisboa
Atualmente é a maior universidade de Portugal e uma das maiores da Europa. Situada no coração da cidade, oferece formação em direito, arquitetura, medicina e odontologia, entre várias outras. Cerca de 14% dos estudantes são estrangeiros, provenientes de mais de 100 países.

Universidade do Porto
É a segunda maior universidade portuguesa em número de estudantes, atrás apenas da Universidade de Lisboa e considerada uma das 150 melhores da Europa. Arquitetura, nutrição, medicina, engenharia e letras, estão entre as graduações.

Universidade da Madeira
Pequena instituição da Ilha da Madeira, desde 2016 passou a aceitar candidatos que tenham prestado Enem em cursos como biologia, design, economia, educação física, enfermagem, engenharia civil, engenharia eletrônica e engenharia informática, entre outros.

Instituto Politécnico de Viseu
Única instituição de ensino superior da cidade localizada ao centro de Portugal, o instituto tem cerca de 5.000 alunos e 32 cursos de graduação. A fama vem das ciências agrárias e veterinárias, mas também oferece faculdades de saúde, tecnologia e educação.

Instituto Politécnico de Santarém
Pertinho de Lisboa, esta instituição pública tem perfil parecido com várias outras espalhadas por Portugal. Possui cinco escolas, com foco em educação, agronomia, saúde, tecnologia e esportes.

Universidade dos Açores
Situada no arquipélago de mesmo nome, a UAc nasceu na década de 70, como muitas outras instituições de ensino superior de Portugal. Sociologia, comunicação, enfermagem e psicologia estão entre as graduações oferecidas.

Universidade da Beira Interior
Engenharia mecânica e elétrica, ciências da computação, design, marketing e bioquímica estão entre as opções oferecidas pela UBI, que está no ranking das 150 melhores escolas da Europa e fica localizada na região da Serra da Estrela.

Universidade do Minho
Arquitetura, letras, direito, medicina e outros cursos tradicionais formam as opções na UMinho, que também tem bastante foco em ciências e inovação. Localiza-se na região norte do país, dividida em três campi.

Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
Enquanto a maioria das escolas conveniadas com o Enem é pública, esta é uma instituição privada. Próxima à cidade do Porto, a Cespu é conhecida pela medicina dentária (odontologia) e outras áreas da saúde, como ciências farmacêuticas, biomédicas e nutrição.

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Com sede em Lisboa, é a maior universidade privada de Portugal. Cinema, arquitetura, comunicação, engenharia de alimentos, civil, agrônoma, entre vários outros cursos, são oferecidos no câmpus situado no centro da capital portuguesa.

Instituto Politécnico de Setúbal
Assim como várias outras faculdades portuguesas, o IPS nasceu na década de 70 como instituição pública e possui atualmente cerca de 5.000 alunos que frequentam uma variada gama de cursos nas áreas de tecnologia, saúde, educação e engenharia.

Instituto Politécnico de Bragança
Com 7.000 alunos divididos entre cinco escolas nas áreas de agronomia, educação, tecnologia/gestão, comunicação/administração e turismo, e saúde, o IPB fica no nordeste português, perto da fronteira com a Espanha.

Instituto Politécnico de Castelo Branco
São 32 cursos de graduação em seis escolas (agrária, artes aplicadas, educação, gestão, saúde e tecnologia). Próximo à fronteira espanhola, Castelo Branco é o terceiro maior município português e considerada uma cidade com ótima qualidade de vida.

Universidade Lusófona do Porto
Mais uma instituição da charmosa cidade do Porto, que também tem unidade em Lisboa. Estudos europeus, lusófonos e relações internacionais são alguns dos cursos oferecidos, além de artes dramáticas, educação física, direito e engenharia civil.

Universidade Portucalense
Fundada na década de 80 e também sediada no Porto, a UPT tem quatro departamentos: direito, psicologia/educação, economia/gestão/informática e turismo/patrimônio/cultura.

Instituto Universitário da Maia
O campus do Ismai tem 70.000 metros quadrados e fica bem próximo ao Porto. Ciências da computação, psicologia, relações públicas e marketing são alguns dos cursos.

Instituto Politécnico da Maia
Da mesma mantenedora do Ismai, instituição com a qual divide o câmpus, o Ipmaia é uma escola nova, de 2015, com apenas algumas opções de graduação. Seu foco é em tecnologia/gestão e ciências sociais/educação/esporte.

Gostou dessa possibilidade do ENEM? Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

* Com informações de Veja

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook