Universidades de Portugal, Canadá e França aceitam nota do ENEM

Gostou? Compartilhe! :)

Se você não quer ficar no Brasil, saiba que o Enem pode ser a porta de entrada para faculdade no exterior, entenda!

Maior exame educacional do Brasil, o Enem é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no país. Mas o Exame Nacional do Ensino Médio também é aceito em algumas instituições de ensino no exterior. E, embora o Ministério da Educação só tenha convênio oficial com Portugal, universidades de outros países, como França, Irlanda e Canadá, também utilizam as notas do Enem em seus processos seletivos.

Isso tudo começou depois de uma alteração na legislação portuguesa, que permitiu que as universidades criassem processos seletivos para estrangeiros. A Universidade de Coimbra, em 2014, se tornou a primeira instituição de fora do país a utilizar o exame como forma de seleção para brasileiros. Após isso, várias instituições firmaram acordo com o Inep a fim de aproveitar os resultados do Enem para ingresso de brasileiros em suas universidades. Hoje, com o Enem é possível entrar em 31 instituições portuguesas.

Para conseguir uma vaga em uma universidade portuguesa boa, não é necessário tirar notas tão altas como nas universidades do Brasil. Na verdade as notas exigidas são consideradas bem baixas. Aqui, por exemplo, para conseguir uma vaga no curso de Direito, é preciso, pelo menos, uma média de 700. Para Portugal, a média mínima exigida é de 600 pontos.

O que é necessário para se estudar lá fora com a nota do Enem?

Para quem pretende se candidatar a uma vaga fora do Brasil, a primeira dica é estar informado sobre os prazos e a documentação exigida, pois costuma ser diferente da do Brasil. Algumas universidades solicitam documentos extras, como carta de recomendação, redações e exame de proficiência em inglês.

Outra dúvida que muitos estudantes tem é como funciona caso o estudante brasileiro tenha dupla cidadania. E a verdade é que isso pode atrapalhar. Nesses casos, o aluno deixa de ser tratado como estrangeiro, podendo haver uma exigência por notas mais altas.

Inscrição, taxas e mensalidades

As inscrições são destinadas a pessoas que não sejam da Comunidade Europeia, nem residam legalmente há mais de dois anos, seguidamente, em Portugal. As taxas para essa etapa variam de gratuitas a 110 euros e alguns cursos exigem valores para testes de aptidões, que podem ser físicas, desportivas ou até exames médicos.

Universidades portuguesas que aceitam o Enem:

1. Universidade de Coimbra;
2. Universidade de Algarve;
3. Instituto Politécnico de Leiria;
4. Instituto Politécnico de Beja;
5. Instituto Politécnico do Porto;
6. Instituto Politécnico de Portalegre;
7. Instituto Politécnico do Cávado e do Ave;
8. Instituto Politécnico de Coimbra;
9. Universidade de Aveiro;
10. Instituto Politécnico de Guarda;
11. Universidade de Lisboa;
12. Universidade do Porto;
13. Universidade da Madeira;
14. Instituto Politécnico de Viseu;
15. Instituto Politécnico de Santarém;
16. Universidade dos Açores;
17. Universidade da Beira Interior;
18. Universidade do Minho;
19. Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu);
20. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias;
21. Instituto Politécnico de Setúbal;
22. Instituto Politécnico de Bragança;
23. Instituto Politécnico de Castelo Branco;
24. Universidade Lusófona do Porto;
25. Universidade Portucalense;
26. Instituto Universitário da Maia (Ismai)

França exige aprovação em curso relacionado

As universidades francesas costumam ser mais difíceis, pois elas exigem que o aluno tenha sido aprovado no Brasil em carreiras correlatas às que disputa por lá. Mas, não é impossível. É o caso de Leonardo Cimatti Lucarelli, de 19 anos, que estuda engenharia no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon, na França. Ele queria uma experiência internacional, mas, para chegar lá, precisou ser aprovado no curso de Engenharia da Computação na Universidade Federal de Itajubá (MG) – e o conseguiu por meio do Enem.

Irlanda

Se você quiser estudar na melhor universidade da Irlanda, a Trinity College Dublin além de comprovar proficiência em inglês, o processo de seleção para a graduação envolve o envio de resultados do ENEM e do histórico acadêmico de Ensino Médio. Também é necessário escrever uma carta de motivação.

Canadá

No Canadá, a Universidade de Toronto aceita certificado de conclusão do Ensino Médio e resultado do Enem para entrar em diversos cursos. É preciso também um certificado em proficiência em inglês.

Com informações de: BBC, E-Dublin, Estude Fora e Folhape.

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook