Inep irá liberar o resultado do Enem 2018 nesta sexta-feira (18), saiba como acessar as notas e como usá-las para conseguir bolsas de estudo.
Olá, leitores do Estágio Online! Se você está entre os mais de 5,5 milhões de brasileiros que fizeram o Enem em 2018, saiba que poderá ver o resultado da prova nesta sexta-feira (18). Neste artigo informaremos os detalhes de como consultar e usar as suas notas, para que você não tenha nenhuma complicação nessa hora super aguardada. Afinal, o resultado do Enem pode valer a sua vaga no curso superior tão desejado!
Para os participantes que realizaram a prova como treineiros (jovens que não concluíram o ensino médio e fizeram a prova como teste), as notas estarão disponíveis apenas em março.
Como consultar as notas
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o horário de liberação será divulgado por meio de um card nas redes sociais, e o espelho da Redação ainda não tem data definida para ser divulgado.
Para ter acesso ao resultado das provas do Enem, o candidato precisará do CPF e a senha de cadastro para fazer login na Página do Participante no site do MEC, que poderá ser acessada [neste link]. Ou através do aplicativo que pode ser baixado [clicando aqui], se você esqueceu a sua senha, saiba como recuperá-la abaixo.
Como recuperar a senha
Basta clicar em “esqueci a senha” ao fazer login e inserir seu CPF, em seguida o seu e-mail cadastrado será exigido, nele você receberá uma nova senha. Mas, se você também não se lembra do e-mail, poderá pedir a nova senha através do número de telefone cadastrado no site, se não o tiver, deverá informar outros meios de contato.
Na Página do Participante [acesse aqui], você receberá mais orientações de como proceder, caso nenhuma das alternativas citadas resolvam.
Como utilizar as notas
O resultado do Enem pode ser utilizado de diversas formas, uma delas é para conclusão do Ensino Médio, obtendo o diploma se a nota foi de 450 pontos em cada uma das provas objetivas, e se foi obtida a nota acima de 500 pontos na redação.
As outras alternativas são para bolsas de estudo através de programas do Governo Federal, como o Pronatec e Sisutec para cursos técnicos, e os mais conhecidos Sisu, Prouni e Fies, que oferecem vagas de cursos superiores em faculdades públicas e privadas. Saiba detalhes do cronograma de 2019 destes programas no link abaixo:
Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.
Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]