Programação: 4 sites para você começar a aprender

Gostou? Compartilhe! :)

Olá, leitor do Estágio Online! Hoje separamos 4 sites que te guiarão na importante jornada da programação, recurso essencial presente na maior parte das tecnologias que nos auxilia no cotidiano. Disponibilizados também através de aplicativos, você conta com plataformas em português e inglês, uma excelente oportunidade para aumentar suas habilidades com novos idiomas!

Khan Academy

A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos que surgiu com o propósito de levar educação de alta qualidade para qualquer pessoa, em qualquer lugar, de forma totalmente gratuita. Fundada por Salman Khan em 2006, atualmente conta com uma vasta coleção de cursos nas áreas de matemáticaciências e engenharia, economia e finanças e computação. A Khan Academy oferece exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizado personalizado que habilita os estudantes a aprender no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula.

Na área de Computação, a plataforma oferece cerca de 600 lições rápidas, através de uma mecânica de vídeos interativos que levam o aluno a resolver questões e problemas enquanto a aula ocorre. Há lições sobre Programação, conteúdo sobre Ciências da Computação, como algoritmos, teoria da informação e criptografia, e a Hora do Código, onde o aluno aprende de forma mais prática como lidar com as linguagens específicas de programação.

Codecademy

A Codecademy é uma plataforma interativa online que oferece aulas gratuitas de codificação em linguagens de programação como jQueryJavascriptPythonRubyPHP, JAVA bem como as linguagens de marcação, incluindo HTML e CSS. A mecânica de aprendizado estimula o aluno a progredir e testar os códigos que aprende a medida que lhe são apresentados através das aulas. Seu website está em inglês, mas você pode alterar o idioma para aprender o conteúdo em português.

A plataforma oferece 2 planos pagos, mas a sua versão básica mostra-se extremamente eficiente para aqueles que desejam uma introdução básica ao mundo da programação.

Fundamentals Web

O Fundamentals Web é uma plataforma de desenvolvedores da Google, que possui o intuito de disseminar a cultura da programação oferecendo cursos para entusiastas e espaço para desenvolvedores. Através da plataforma, você tem também a oportunidade de estudar casos de desenvolvedores e identificar e reportar e erros. Recomenda-se que o aluno tenha noções básicas sobre a mecânica da programação, mas a empresa disponibiliza cursos para iniciantes em diversas linguagens. Além disso, é importante citar que o site está parcialmente disponível em português, mas grande parte de seu conteúdo está em inglês, portanto, é uma excelente oportunidade para botar em dia a sua noção de inglês.

Freecode Camp

A Free Code Camp é uma organização sem fins lucrativos que propõe a aprendizagem de desenvolvimento web acessível a qualquer pessoa. O ensino ocorre através de uma plataforma web interativa,onde o aluno tem a acesso à tutorias básicos sobre as linguagens, onde posteriormente ele desenvolve projetos e pode, ao final do curso, se tornar parceiro de organizações sem fins lucrativos e construir aplicativos web, dando ao estudante experiência de desenvolvimento prático. O site oferece certificados gratuitos para aqueles que concluem os cursos.

Porque a programação é importante?

Além de estar intimamente ligada à tecnologia, que ocupa um vasto espaço na sociedade atual, o ato de aprender a programar estimula conceitos como lógica e estrutura de informação, o que ensina ao aluno uma nova concepção de como as coisas funcionam e são organizadas. Especialistas defendem que aprender programação é tão crucial quanto aprender a ler, não apenas para conquistar novas carreiras e oportunidades, mas ver o mundo de outra maneira.

É importante lembrar que a programação está intimamente ligada ao inglês, por suas linguagens e programas relacionados serem desenvolvidos através deste idioma. Além de aprender linguagens de programação e marcação, você ainda desenvolve uma nova língua! Quer aprender o básico de inglês de forma rápida e prática? Confira as plataformas Duolingo e Memrise para descobrir novos idiomas através de seu computador ou celular!

E aí, gostou das nossas sugestões? Continue acompanhando o Estágio Online para mais dicas de cursos online gratuitos, notícias e vagas de estágio e oportunidades!

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook