O que você precisa saber sobre estágios internacionais

Gostou? Compartilhe! :)

Trabalhar fora do país é uma possibilidade cada vez mais aguçada pelos brasileiros. Um estudo recente da empresa Talenses (companhia de recrutamento e seleção) constatou que aproximadamente 90% dos brasileiros têm interesse em deixar o país para trabalhar no exterior.

Com países como Portugal, Canadá e Estados Unidos entre os mais procurados, nessa pesquisa concluiu-se que 35% das pessoas que querem trabalhar fora do país são motivadas pelo sonho de viajar e conhecer novas culturas.

Um passo importante para estabelecer carreira fora do Brasil é através do estágio internacional. Essa modalidade de trabalho, que possibilita os brasileiros a conhecer uma nova cultura e ao mesmo tempo ganhar experiência profissional, vem crescendo nos últimos anos com o mundo cada vez mais globalizado.

Além de conhecer uma nova cultura e na maioria dos casos ter a oportunidade de aprimorar outro idioma, vantagens como networking internacional e enriquecimento curricular são algumas das principais para o jovem quando o assunto é estágio fora do país.

Conhecendo o IAESTE

Para os profissionais que procuram estágio na área de tecnologia, engenharia, marketing, administração, turismo, economia e farmácia, as chances são boas e representam cerca de 70% do programa IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience).

Fundado em 1948, o IAESTE é uma organização internacional que promove o intercâmbio de estágio entre aproximadamente 75 países. Dessa maneira, as empresas que se inscrevem nesse programa realizam uma espécie de troca de estudantes com companhias de outros países. Na prática, cada vez que um estagiário brasileiro assina para estudar fora, uma empresa cadastrada nesse programa recebe um estagiário estrangeiro.

Procurar essa associação para trabalhar fora do país é uma das formas mais tradicionais de estágio internacional. Há uma taxa de inscrição, além de outra de adesão caso o estudante seja aceito na vaga em que o mesmo procura.

Um exemplo prático é o de Álefe Amorim, que passou um tempo realizando intercâmbio e trabalhando na Alemanha através de estágio remunerado por meio da IAESTE.

“Nunca me imaginei vindo para Alemanha”, afirma Álefe, formado em biologia. “Sempre procurei muitos editais de intercâmbio. Então foi numa dessas de procurar edital que acabei descobrindo o IAESTE, através do portal da minha faculdade mesmo. Li o que era preciso, me empenhei o máximo e mais um pouco e consegui minha vaga em primeiro lugar do meu curso”, completa.

O exemplo de Álefe é apenas um entre vários exemplos e depoimentos de jovens brasileiros que já realizaram estágio internacional através da IAESTE.

Encontrando estágio internacional sem intermediação

Também é possível encontrar vagas de estágio através de busca própria na internet. De forma independente, o candidato pode encontrar empresas de seu determinado setor e enviar e-mails declarando interesse em busca de alguma vaga.

As chances de encontrar uma vaga através de busca por conta própria são menores, visto que as empresas aptas a receberem estagiários estrangeiros geralmente estão cadastradas em programas e associações que intermediam tudo isso.

No entanto, vale ressaltar que, ao ser aceito em uma vaga de estágio no exterior, normalmente o jovem precisa contratar alguma empresa para lidar com a documentação necessária para validar todo processo. Afinal, o contrato de estágio precisa ser reconhecido pelos dois países envolvidos.

É preciso estar ciente que em alguns casos é necessário passar por um período burocrático para pedir um visto internacional. Esse documento, que em determinados países permite a pessoa trabalhar fora do Brasil, é fundamental para quem pretende realizar um estágio internacional.

Agências de intercâmbio é outra boa maneira de encontrar estágio internacional

Nas principais cidades do país não faltam agências de intercâmbio que estão em contato direto com empresas internacionais que disponibilizam uma determinada cota de vagas anuais.

Sendo assim, o interessado em realizar estágio internacional precisa pesquisar sobre agências de intercâmbio que intermediam esse processo e cadastrar os seus dados nessas agências.

Sempre é válido mencionar que, ao se aplicar por essas vagas de estágio internacional, o estudante precisa ter pelo menos conhecimento intermediário do idioma oficial do país em que há possibilidades disponíveis.

Diferente do intercâmbio, em que o estudante não precisa de cumprir muitos pré-requisitos, no caso do estágio internacional o candidato tem que passar por uma triagem mais detalhada e isso envolve diretamente o domínio ou conhecimento parcial do inglês e/ou espanhol.

Outros detalhes

Nem todos os estágios são remunerados e, portanto, em alguns casos o candidato precisa arcar com as despesas durante o período trabalhando fora.

Outra questão importante a saber é o fato de que todo processo precisa ser realizado antecipadamente. O recomendado é que o candidato tenha tudo definido seis meses antes de viajar ao país destino. Com essa antecipação é possível realizar toda fase burocrática sem correria.

Ao ter conhecimento de todos esses tópicos, o candidato terá uma noção clara do que fazer para procurar estágio internacional e realizar o sonho de muitos brasileiros que é trabalhar fora do país.


 

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook