No Brasil apenas 63,5% dos jovens com até 19 anos concluíram o ensino médio

Gostou? Compartilhe! :)

O Brasil está avançando a passos muito lentos rumo à meta de ter, dentro dos próximos quatro anos, pelo menos 90% de seus jovens de até 19 anos com no mínimo ensino médio.

Ainda tem 36.5% de jovens que não terminaram a educação básica. Entre os que não concluíram, a maioria não está mais na escola e metade nem chegou ao fim do 9º ano do fundamental. Os dados estão sendo divulgados pelo movimento Todos pela Educação.

Os resultados mostram que ainda falta muito para ter ao menos 90% dos jovens com o ensino médio no País. Que é uma das 5 metas para o Brasil alcançar até 2022. Elas foram traçadas com o objetivo de assegurar o direito à educação básica a todos os brasileiros no momento em que o país completar 200 anos de sua Independência.

Os dados dizem respeito à meta de número 4, que prevê todo jovem com ensino médio concluído até os 19 anos. O objetivo é que 95% ou mais dos adolescentes de 16 anos tenham completado o ensino fundamental e 90% ou mais de quem tem 19 anos tenham completado o ensino médio. No Brasil, este ano, 75,8% de jovens de 16 anos haviam concluído o ensino fundamental, de acordo com o levantamento. Dos adolescentes que não finalizaram a etapa, 23% já estão fora das salas de aula, mesmo tendo, em grande maioria, frequentado a escola.
No ensino médio, o cenário se agrava, com somente 63,5% dos jovens de 19 anos tendo já concluído essa etapa escolar. Entre os que ainda não finalizaram, 62% já nem frequentam mais a escola e, desses, mais da metade (55%) parou os estudos ainda no fundamental. Abandono e reprovações chegam ao ápice na 1ª série do ensino médio: de cada 100 estudantes, 23 não seguem para a 2ª série no ano seguinte.

Apesar do avanço em todos os estados e no Distrito Federal, as taxas de conclusão são baixas: somente oito têm índices acima de 65%. A Bahia é o caso mais crítico e está numa faixa cuja taxa varia de 35 a 50%. Dezesseis estados estão entre 50% a 65%. E oito deles mais o Distrito Federal, na faixa que compreende entre 65% e 80%.

Em Minas, a taxa de conclusão é de 81,6%. Além do estado, apenas outras sete das 27 unidades federativas apresentaram taxas superiores a 80%.

O levantamento mostra também que apesar de não concluintes, a maioria dos jovens de 16 anos frequenta a escola. Entre os que frequentam, 86,4% estão no ensino fundamental e 13,3% estão nessa mesma etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já a análise do grupo de 19 anos que não concluiu o nível médio mostra que a maioria deles não frequenta a escola (62%). Desses, 39% desistiram quando estavam no ensino médio e 55% no fundamental. Entre quem está na sala de aula, 66,6% estão no ensino médio e 9,8% no fundamental, devendo concluir a escolaridade básica ainda mais tarde.

Com informações EM.

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook