Mudança no FIES: juro zero em 2018

Gostou? Compartilhe! :)

Nesta Quarta-Feira (08/11) o Senado Federal aprovou a medida provisória (MP 785/2017) que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Aprovada como um projeto de lei de conversão (PLV 34/2017), a MP segue agora para sanção presidencial.

Antes da MP havia juros e a carência de 18 meses para os beneficiários começarem a pagar, agora a mudança prevê juro zero a partir de 2018. Os juros não alterarão para os contratos já assinados.

Segundo o site do Senado, a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), revisora da matéria, afirma que a MP é uma forma de salvar o FIES, da forma que ele está hoje é algo totalmente inviável. Lúcia também disse que o Brasil ainda tem necessidade de apoio do governo no financiamento da educação superior e que decisões equivocadas comprometeram o programa.

A expectativa é que haja avanços na gestão, modelos de financiamento e diversificação das fontes.

Sobre o debate

Também há lados contrários quanto a mudança, para a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), esta mudança pode inviabilizar o FIES, uma vez que decreta fim da carência de 18 meses para o estudante começar a pagar o financiamento.

Para a senadora Simone Tebet (PMDB-MS), o fundo é uma forma de democratizar o acesso ao ensino superior.

E você, qual sua opinião sobre a mudança, acha que será algo favorável? Deixe sua opinião nos comentários.

Também temos bolsas para graduação e pós-graduação em mais de 1.000 faculdades do país, confira: https://estagioonline.com/bolsas-estudo


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook