Ministério da Fazenda oferta 10 cursos com certificação gratuita

Gostou? Compartilhe! :)

A Escola de Administração Fazendária (ESAF), órgão integrante do Ministério da Fazenda oferta 10 cursos com certificação gratuita nas áreas de gestão financeira pessoal, fiscal e tributária. Os cursos possuem carga horária de 15 a 80 horas, com prazo para conclusão de 60 dias para os cursos com carga horária de 40 horas e de 120 dias para carga acima de 40. Continue lendo para saber quais são os cursos ofertados.

Funpresp – A previdência complementar do Servidor Público Federal

O objetivo deste curso é difundir a compreensão sobre o Regime de Previdência Complementar e difundir as informações e orientações para servidores públicos federais e servidores de gestão de pessoas.

Carga horária: 40 horas

Inscrições: 06/03/2018 a 30/11/2018.

Introdução ao Tesouro Direto

Curso introdutório básico sobre Tesouro Direto, com objetivo de ensinar cidadãos com pouco ou nenhum conhecimento de como funciona e são feitos os investimento no tesouro.

Carga horária: 15 horas

Inscrições: 08/01/2018 a 30/11/2018.

Tesouro Direto Intermediário

Curso mais avançado sobre aplicação no Tesouro Direto, possibilita iniciar na aplicação. Vale ressaltar que é importante já obter conhecimento básico sobre Tesouro Direto.

Carga horária: 25 horas

Inscrições: 08/01/2018 a 30/11/2018.

Tópicos Avançados do Tesouro Direto

Curso com foco na capacitação para aperfeiçoamento nas escolhas de aplicações de Tesouro Direto. Exige conhecimento intermediário em Tesouro, também conhecimentos sólidos em matemática financeira, como juros compostos, fluxo de pagamentos e cálculo de valor presente.

Carga horária: 40 horas

Inscrições: 08/01/2018 a 30/11/2018.

Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais

Sabemos que poupar dinheiro é importante, mas saber como gastar nosso suado dinheiro é muito importante, não é mesmo? Este curso é voltado para qualquer cidadão que esteja interessado em aprender sobre gestão financeira pessoal.

Carga horária: 20 horas

Inscrições: 08/01/2018 a 30/11/2018.

Educação Fiscal: Tributação, Orçamento e Coesão Social (Curso 1 + Curso 2)

Se você está lendo este post, é estudante das areas de gestão e se interessa pela area de tributação, este curso é perfeito para você e irá lhe agregar muito valor. Mas se você não se encaixa nos quesitos que mencionei anteriormente, não se preocupe, o curso irá lhe agregar muito valor também, pois proporcionará conhecimentos sólidos na construção da cidadania fiscal (direito do cidadão à transparência de aplicações realizadas pelos órgãos públicos), utilizando a base de conhecimentos em gestão orçamentária financeira. Portanto é necessário que você tenha ao menos conhecimentos de nível intermediário nesta area para fazê-lo. O curso é dividido em dois módulos que podem ser feitos separadamente, os quais serão melhor explicados nos tópicos a seguir.

Carga horária: 80 horas

Inscrições: 08/01/2018 a 30/11/2018.

Educação Fiscal: Estado e Tributação (Curso 1)

Este curso como dito no tópico acima, corresponde ao módulo 1 do curso Educação Fiscal: Tributação, Orçamento e Coesão Social. Porém seu foco é somente na construção da cidadania fiscal fundamentada nos conceitos de Estado Democrático de Direito (visa a garantia dos direitos civis previstos em lei).

Carga horária: 40 horas

Inscrições: 08/01/2018 a 30/11/2018.

Educação Fiscal: Orçamento e Coesão Social (Curso 2)

Este curso corresponde ao módulo 2 do curso Educação Fiscal: Tributação, Orçamento e Coesão Social. Agora com foco voltado apenas a atuação fiscal dos governos com embasamento na gestão orçamentária pública.

Carga horária: 40 horas

Inscrições: 08/01/2018 a 30/11/2018.

Cidadania Fiscal: Uma Receita para o Brasil

Este curso tem como objetivo divulgar os fundamentos da educação fiscal na esfera do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). Visa o aprimoramento da relação participativa entre Estado e cidadão, permitindo que este se aprofunde de forma consciente no exercício da cidadania.

Carga horária: 20 horas

Inscrições: 08/01/2018 a 30/11/2018.

Noções Básicas em Previdência Complementar

Estamos acompanhando nas mídias os problemas que o país tem enfrentado com a previdência, sabemos que com a taxa de envelhecimento crescendo rapidamente com o passar dos anos, logo o país não será capaz de garantir o pagamento da previdência para as novas gerações. Assim, talvez uma possível amenização do problema seria a previdência privada, e aprender como ela funciona é quase que vital para nós jovens brasileiros. Logo, o objetivo deste curso, como o próprio título sugere é proporcionar ao cidadão noções básicas sobre o Regime da Previdência Complementar (RPC), também conhecido como Previdência Privada.

Carga horária: 25 horas

Inscrições: 08/01/2018 a 30/11/2018.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas no portal do Ministério da Fazenda. Os cursos são abertos à qualquer pessoa, são de fácil entendimento e não é necessário o acompanhamento de tutores online, porem é disponibilizado aos usuários contatos para esclarecimento de dúvidas através do email cursosabertos@esaf.gov.br e do telefone (61) 3412 6118.

Veja também o post  Receita Federal oferece cursos online gratuitos.

O que você achou dos cursos? Agregue mais valor ao seu currículo! Vamos começar? Bons estudos.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook