Japão validou projeto de lei que vai facilitar a entrada de trabalhadores estrangeiros

Gostou? Compartilhe! :)

O governo do Japão validou um projeto de lei que vai facilitar a entrada de mais trabalhadores estrangeiros no país, uma decisão controversa que pretende combater parcialmente a escassez de trabalhadores.

Nunca houve um projeto assim no Japão, e com ele será possível a entrada de trabalhadores menos qualificados em setores como alimentação, construção e atendimento de pessoas, que sofrem com a falta de funcionários. Segundo o site ipc.digital, o Japão sofrerá com a falta de mais de 6 milhões de funcionários até 2030.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, espera que o novo projeto já entre em vigor em 2019. O governo prevê a criação de um novo tipo de visto que permitirá o acesso ao país dos imigrantes com menos qualificações que as exigidas habitualmente. O documento autorizaria o trabalho durante cinco anos.

A ideia é criar duas subcategorias e as pessoas que cumprirem as condições mais exigentes (em termos de competência profissional e conhecimento do idioma japonês) poderão solicitar a reunificação familiar e obter um visto permanente.

Regra vale só para setores com mão de obra escassa

A política imigratória do país “não muda”, disse Shinzo Abe. O Japão só aceitará trabalhadores que tenham “competências particulares e possam trabalhar imediatamente para responder à importante falta de mão de obra e unicamente nos setores que realmente necessitam”, afirmou o primeiro-ministro.

O setor empresarial pede há muito tempo uma abertura maior aos estrangeiros, mas o Executivo avança com cuidado, para não irritar os nacionalistas, que representam uma importante base de apoio popular ao Partido Liberal Democrata (PLD), que governa o país.

Empresas no Japão querem mais trabalhadores estrangeiros

Uma pesquisa realizada no País revelou que quase metade das empresas no Japão apoiam a entrada de mais trabalhadores estrangeiros, em vista de que o país enfrenta uma tétrica e crescente escassez de mão de obra em meio ao rápido envelhecimento populacional e baixíssimo índice de natalidade.

Com informações de: G1, Mundo Nipo e ipc.digital.

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook