Muitos dizem que um dos momentos mais decisivos e derradeiros de toda a vida é a escolha de um curso superior, após o término do terceiro colegial e consequente ingresso na faculdade.
Realmente, este momento é recheado de tensões, ansiedade, preparativos, muito estudo, trabalho duro e principalmente decisões que irão ser essenciais para os anos futuros.
No entanto, um dos momentos mais derradeiros possíveis é justamente o término da faculdade e o possível ingresso no mercado de trabalho.
Muitos universitários se formam sem saber como fazer revisão de literatura, sem saber fazer pesquisas em fontes confiáveis, que são habilidades essenciais para ter um currículo de destaque e obter uma vaga qualificada em sua área de atuação.
Após anos se preocupando com a estrutura de um artigo, com o roteiro para seus estudos dirigidos e com o uso adequado das normas da ABNT, um dos maiores inimigos do universitário é a falta de prática e o excesso de teoria.
No entanto, a falta de contato prático com sua área de atuação é apenas um dos desafios enfrentados pelos universitários ao se graduarem a almejarem o ingresso no mercado profissional.
Hoje vamos compreender um pouco mais sobre estes desafios e quais pontos podem ser essenciais ao longo de uma graduação justamente para combater esse despreparo.
O estágio obrigatório como um capacitador de alunos
Uma das medidas tomadas pela maior parte das universidades públicas, sejam elas estaduais ou federais, é a obrigatoriedade de realização de um estágio para poder se graduar.
Sim, para conseguir se graduar em uma universidade pública não basta apenas ter ótimas notas, ser um bom aluno e ser participativo, também são necessários:
- Estágio
- Desenvolvimento de projeto de pesquisa
- Participação em atividades extracurriculares
- Atividades de extensão
- Disciplinas optativas
- TCC ou uma tese de conclusão de curso
Obviamente estes parâmetros mudam de universidade para universidade, como por exemplo o número de horas necessárias para o estágio, a quantidade de atividades extracurriculares e participação em projetos de extensão.
Então além da participação dentro de sala de aula e o domínio dos tipos de revisão de literatura e outros detalhes teóricos, os graduandos precisam pôr a mão na massa para conseguir se formar.
Ainda, cada uma destas atividades requer comprovações de que foram realizadas, sejam no formato de resumo, relatórios e certificados para que possam ser contabilizadas no banco de dados da faculdade.
Inclusive este detalhe é essencial: muitos alunos sofreram nos últimos momentos da graduação, sem precisar, por desatenção aos detalhes burocráticos que envolvem o estágio e as atividades extracurriculares.
Todas as atividades realizadas pelos graduandos, inclusive, estarão contabilizadas em seu currículo Lattes ou em seu CV, podendo ser utilizadas como experiência por vários e vários anos, enriquecendo seu perfil profissional.
Logo, as atividades extracurriculares na faculdade são extremamente importantes. É essencial lembrar que um bom profissional se faz fora da sala de aula e não dentro, apesar de a sala de aula ser essencial para seu desenvolvimento técnico.
O desenvolvimento de trabalhos acadêmicos
Ainda dentro da esfera de atividades práticas e do estágio obrigatório, outro ponto que é importantíssimo para um aluno de graduação sair da faculdade com maiores chances de obter sucesso no mercado são suas publicações científicas e trabalhos acadêmicos.
Quanto mais publicações um estudante tiver e mais participações em trabalhos acadêmicos, enquanto em seu período de graduação, maiores são suas chances não só no universo acadêmico, mas também em empresas especializadas.
Portanto, sempre anote as fontes que você usou para realização de seus projetos e para o desenvolvimento de trabalhos. Isso lhe trará uma base de informações importantíssimas para o desenvolvimento de pesquisas futuras.
Seja na universidade pública, como um pesquisador, ou em uma empresa particular que exigirá de você os conhecimentos adquiridos durante seus anos de estudo.
O estabelecimento de uma rede de contatos sólida
Uma das obrigatoriedades do aluno durante os anos de faculdade, que inclusive serão uma das mais fortes armas para uma boa vaga no futuro, é a rede de contatos criada pelo aluno.
O ingresso na universidade e a participação em um laboratório de pesquisa pode lhe colocar em contato com grandes nomes na pesquisa de diversas áreas.
Esta rede de contatos é o diferencial para a obtenção de um emprego na sua área no futuro. Não adianta, os contatos e a capacidade de se relacionar ainda são fatores essenciais para se assegurar parcerias futuras e novas oportunidades.
O que a universidade faz é lhe colocar em contato com as pessoas certas, que irão certamente abrir caminhos e novas possibilidades.