Enem: Governo adia o Exame Nacional por 30 ou 60 dias

Gostou? Compartilhe! :)

Governo adia o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por 30 ou 60 dias e, enquete vai ser criada para que os participantes possam decidir

O Enem 2020 estava programado para acontecer nos dias 22 e 29 de novembro para a prova digital e, 1º e 8 de novembro para a prova tradicional, mas o Governo decidiu adiar o exame por conta do coronavírus; as novas datas ainda serão decididas por meio de uma em enquete com os participantes.

O Adiamento

A decisão foi oficialmente divulgada após o governo sofrer críticas por não adiar a prova por causa dos efeitos da pandemia do coronavírus, como as escolas que tiveram que interromper as aulas presenciais.Houve um debate sobre o adiamento da prova, que ocorreu no Congresso na terça-feira (19) e, o Senado aprovou a decisão de adiar o Enem, seguindo com o projeto para a Câmara dos Deputado, onde será avaliado.

“Diante dos recentes acontecimentos no Congresso e conversando com líderes do centro, sugiro que o ENEM seja adiado de 30 a 60 dias. Peço que escutem os mais de 4 milhões de estudantes já inscritos para a escolha da nova data de aplicação do exame” – disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

A Enquete

Weintraub declarou também que 4,1 milhões de estudantes já teriam se cadastrado para fazer o Exame e que, não deve cancelar o Enem, pois quem está sem emprego e estudando em casa, ficará sem perspectiva. Então, o Ministro decidiu que vai criar uma enquete em que os participantes possam opinar sobre o adiamento do Exame, o resultado desta enquete definirá se vai ocorrer ou não o adiamento.

No entanto, Claudia Costin, diretora do Ceipe (Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais) da FGV (Fundação Getúlio Vargas), diz que o anúncio da consulta aos inscritos lhe traz preocupação. “Quem vai poder responder à enquete vai ser quem tem acesso à internet. Parte dos jovens se inscrevia nas escolas, nos laboratórios de informática”.

“Não é assim que política pública funciona. Pode parecer uma inovação, mas não segue alguns comportamentos ou protocolos da política pública educacional, que é ter uma proposta olhando para todos [os indivíduos] que nós queremos e que possam pelo menos pensar ter acesso à universidade”, completa.

Cursos online gratuitos

Também publicamos matérias com cursos gratuitos de várias instituições, confira abaixo:

  1. USP
  2. UNICAMP
  3. ITA
  4. SENAI
  5. Sebrae
  6. Harvard

Também temos diversas bolsas de estudo EAD em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui e estude a distância e sem risco: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook