A medida deverá beneficiar os sabatistas, integrantes de religiões que guardam o sábado.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, este ano, será realizado em dois domingos consecutivos – dias 5 e 12 de novembro – e não mais em um único fim de semana. As inscrições estarão abertas de 8 a 19 de maio.
A medida deverá beneficiar os sabatistas, integrantes de religiões que guardam o sábado. Até o ano passado, eles tinham que entrar no local de prova às 13h (horário de Brasília) e ficar isolados em uma sala até as 19h, quando começavam o exame. No Acre, por exemplo, por causa do fuso horário, o tempo de espera era de 9 horas.
De acordo com o Inep, isso fazia com que cada candidato sabatista custasse para o governo R$ 16,39 a mais do que os demais participantes, devido às despesas extras trazidas pela aplicação do exame à noite no sábado. No Enem 2016, os 76 mil sabatistas que fizeram a prova acarretaram um gasto de aproximadamente R$ 646 mil.
Os candidatos interessados em fazer o exame devem pagar uma taxa de inscrição. São isentos do pagamento da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.
Os estudantes isentos que não comparecerem e não justificarem a ausência perderão o benefício em 2018, caso queiram fazer a prova novamente.
As mudanças foram feitas com base em consulta pública realizada pelo ministério.
Fonte: Exame/G1
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]