Embraer utiliza Inteligência Artificial para seleção

Gostou? Compartilhe! :)

Embraer inova mais uma vez e traz uma novidade tecnológica, mas desta vez não para ser aplicada nas aeronaves, mas em seus processos seletivos. A novidade foi a utilização da Inteligência Artificial no processo de seleção de candidatos para seu programa de estágio. Foi aplicada durante o primeiro programa piloto no mês passado.

A Inteligência Artificial (I.A) ou Artificial Intelligence (A.I) está cada vez mais inserida no mundo atual, cada vez mais empresas a adotam em seus processos, automação, robótica e na própria Tecnologia da Informação. Já deixou de ser um item que causa um certo espanto para as pessoas, cada vez mais é visto como algo pertencente à nossa realidade. Porém alguns destes avanços chamam nossa atenção, principalmente pela característica disruptiva que as novas tecnologias naturalmente causam.

A Embraer é uma empresa brasileira de nível global e fabrica aeronaves de pequeno e grande porte e atua nos mercados de Aviação Comercial, Executiva, Agrícola e Defesa & Segurança. Sempre busca inovar, trazendo o que há de mais novo no mundo tecnológico para ser aplicado em seus produtos. Investe 10% de seu faturamento anual em P&D e manutenções estruturais, além da contratação de novos profissionais, sendo cerca de 300 estagiários por ano. Hoje conta com mais de 19 mil colaboradores. Por isso resolveu investir também na Gestão de Pessoas da empresa.

Inteligência Artificial na seleção Embraer 2018

A empresa enxergou uma oportunidade de inovar na contratação de profissionais de forma inovadora ao aplicar esse sistema de triagem inteligente. Como piloto para o sistema de triagem autônomo, a Embraer está utilizando no programa de estágios 2018processo que iniciou em abril e irá até dia 20 de maio, para ingresso em agosto deste ano. Este modelo de recrutamento que utiliza a Inteligência Artificial traz reduções de custos e agilidade no processo. Pois, exime a necessidade de um profissional na tarefa de triagem dos currículos.  A tecnologia é da Gupy, parceira da Embraer neste processo inovador.

A Gupy é uma Startup, desenvolvedora deste Software que utiliza inteligência artificial e People Analytics, capaz de aprender como a empresa realiza seus processos de triagem de candidatos e replicá-los de forma autônoma. Para a Embraer é uma parceria que trouxe impacto no processo de seleção e o tornou mais simples e ágil, uma vez que o Software também fornece o feedback para os candidatos no ato. E pretende utilizar o sistema paulatinamente nos demais processos de recrutamento e seleção futuros.

Software realiza um teste de perfil, de lógica e inglês, e ainda fornece um feedback automático aos candidatos sobre desempenho e pontuação média na avaliação. Para este primeiro teste piloto, serão 150 vagas de Estágio Embraer 2018. Será realizado ao final do ano outro processo para fechar as 300 vagas de estágios anuais, no qual serão realizados também através do Software.

Sendo uma das principais empresas do mercado brasileiro e a maior exportadora de bens de alto valor do país, ela é um exemplo a ser seguido pelas demais empresas. Logo terão diversas empresas empregando o sistema de inteligência artificial no processo de recrutamento, como a Embraer. Com certeza uma empresa que dá orgulho para nós brasileiros.

O que achou da novidade? Conhece alguém que trabalha na Embraer?

Compartilhe com seus amigos.

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook