Cursos gratuitos e sem vestibular na Argentina!

Gostou? Compartilhe! :)

Cursos gratuitos de nível superior na Argentina tem atraído jovens brasileiros que sonham em estudar fora do país e em boas universidades, ainda cursando o que sempre sonharam e o melhor, sem ter que prestar o vestibular.

Aqui no Brasil estamos acostumados a ver os jovens na correria para prestarem vestibulares, ou enfrentando dois dias de ENEM, que para a maioria é bem cansativo e desgastante. E muitos não conseguem nem mesmo ingressar nas universidades, tendo que tentar novamente, e, em alguns casos, por anos.

Enfim, uma correria só. Para nós brasileiros, estudar de graça, remete a, ampla concorrência, demora e nervosismo. Ao ouvir, que podemos estudar Medicina na Argentina de graça e sem ser necessário prestar um vestibular para isso, é algo que causa um certo espanto, não é mesmo? Pois é, na Argentina existem diversas Universidades gratuitas, que possuem abertura para estudantes estrangeiros.

Universidade Nacional de Rosario – UNR.

Cursos gratuitos na Argentina

Ao contrário do Brasil, para ingressar em uma Universidade, não é tão difícil. Para ter acesso a estes cursos gratuitos de nível superior na Argentina, existem algumas regras e ainda sim, a entrada é mais facilitada.

Algumas das Universidades mais bem conceituadas se encontram em, Buenos Aires, La Plata e Rosário. Das universidades que atraem mais os brasileiros, são: UBA- Universidade de Buenos AiresUNA- Universidade Nacional de Arte, UNLAM- Universidade Nacional de La Matanza e UNR- Universidade Nacional de Rosario.

O curso de Medicina na Argentina atrai muitos jovens brasileiros, principalmente pelo fato de serem gratuitos. Mas até as universidades privadas acabam sendo mais atrativas. Pois possuem mensalidades mais acessíveis. Por exemplo, uma mensalidade no Brasil custa entre 3,5 a 7 mil reais por mês, na Argentina, sairia aproximadamente por 1,3 mil reais.

Das diversas universidades na Argentina, você poderá cursar, EngenhariaAdministraçãoEconomiaArquiteturaOdontologiaDireitoCiênciasAgronomiaCiências PolíticasFilosofia, entre outras áreas.

Qualidade de Ensino

A qualidade de ensino no país é surpreendentemente muito boa. Na UNR fundada em 1968, por exemplo, utiliza a mesma metodologia de ensino da Universidade de Harvard, o método conhecido como PBL.

Para o curso de medicina, é aplicado para o estudante um curso introdutório, onde deve-se ter um mínimo de aproveitamento de 75%, em presença e realização das atividades. Caso não atinja esse percentual são oferecidas aulas recuperatórias para que o aluno possa passar nessa fase, mas não é bom abusar, certo?

Após este curso introdutório, inciam-se as aulas focadas em conteúdos gerais de medicina, de conhecimentos mais massivos, o que para os brasileiros, acaba sendo como um vestibular, segundo eles dizem por lá. Pois os conteúdos são amplos, ricos, exigem muito, por possuírem um alto nível de dificuldade, e, ainda os alunos tem pouco tempo para absorve-los.

Passando os primeiros 5 Ups do método PBL, iniciam-se os testes dissertativos e descritivos acerca destes 5 conteúdos e sobram 4, do total de 9 Ups no 1º ano. Concluídos os outros 4, o teste se repete e o aluno terá mais 2 chances, caso não passe de primeira.

Para validação do diploma de medicina argentino no Brasil, será necessário o estudante fazer uma prova, chamada de Exame de revalidação,  que o tornará apto para exercício da profissão. Ele é aplicado pelo Inep e são cobrados os conteúdos vistos durante todo o período do curso de 6 anos. No índice de 2016 foram 60% de reprovações, portanto não será um exame fácil, prepare-se!

Para os demais cursos serão aplicados os mesmos trâmites que cada curso superior exige. Como no caso do Direito, será necessário fazer o exame da OAB, normalmente.

Processo de migração para estudar na Argentina

Para estudar na Argentina, seja qual for o curso, é preciso cumprir algumas regras para ingressar legalmente no país e poder cursar o curso escolhido. É importante verificar nas instituições de seu interesse, sobre a época de ingresso, sistema e regras de cada universidade. Normalmente, as documentações exigidas são, o passaporte, histórico escolar, certificado de conclusão de ensino médio e certidão de nascimento.

É necessária muita paciência, pois os trâmites burocráticos para emissão dos documentos de legalização, inscrição e aceitação nas universidades levam algum tempo, podendo chegar a demorar em média 6 meses. Portanto planejamento é crucial.

Para a legalização, se faz necessário levar os documentos até o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Secretaria de Educação. Depois de legalizada, você deverá solicitar um turno para convalidação do diploma no Ministério da Educação, processo que leva em média 2 meses. Se aprovado, você poderá leva-lo para o MEC Argentino, e lá se vão mais 3 meses.

Para ingressar no país e poder cursar a universidade escolhida, você precisará do DNI, Documento Nacional de Identidade Argentino. Este deverá ser solicitado assim que chegar no país. Durante o período vigente de seu visto provisório de 90 dias, providencie todos os trâmites necessários para para emissão do documento.

Após o processo de convalidação do diploma, juntamente com os demais documentos solicitados, você poderá apresentá-los na secretaria de admissão da instituição escolhida. Algumas aceitam que o aluno inicie os estudos sem a convalidação, mas por um período com prazo limitado por ela, correndo o risco de ter sua matrícula trancada se não atendida dentro deste prazo.

Fator Crítico

Existem alguns paradigmas nesta migração de estudantes brasileiros para o país vizinho. O crescente aumento de brasileiros nas Universidades Argentinas têm preocupado os órgãos do país.

Apesar de concordarem que a presença de estrangeiros nas universidades enriquecem a cultura, através da troca natural quer acontece. Porém nas universidades brasileiras não se têm tantos estudantes estrangeiros, quem dirá, se considerarmos somente Argentinos. Eles não veem uma abertura igual, por parte do nosso país, e, com razão, pois não existe de fato.

Mas o fator crítico é o grande volume de brasileiros presentes nestas universidades. O país já não está em seus melhores dias, com inflação alta, eleva os custos de vida, e, como já é de se esperar as universidades são sustentadas com dinheiro público. Por isso começam a questionar este aumento de estudantes brasileiros no país, só na UNR são 1,5 dos 4 mil alunos no curso de medicina.

Existe o risco de reduzirem ou dificultarem o acesso de estrangeiros nas universidades argentinas, então se por acaso tiver interesse de cursar algum dos cursos gratuitos é importante se programar, arrumar os documentos e iniciar o processo!

Lembre-se que falar o idioma castelhano é indispensável. Apesar de muitas universidades oferecerem cursos básicos de espanhol, é importante, chegar já sabendo ao menos um pouco. Portanto vá estudando aos poucos caso não domine.

Veja abaixo o vídeo da matéria feita pelo jornal Hoje, disponibilizado pelo canal do Youtube, Intercâmbio Médico

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook