Ciência sem Fronteiras acaba, mas ainda há opção de estudar fora. Saiba como!

Gostou? Compartilhe! :)

De acordo com o jornal O Globo, o Governo Federal decidiu acabar de uma vez com o programa Ciência sem Fronteiras, na qual financiava cursos de graduação no exterior.
Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, o valor gasto para enviar 30 mil estudantes para fora pagaria a merenda escolar de 40 milhões de alunos da educação básica.

Na avaliação do MEC o programa não trouxe resultados devido à deficiência em inglês dos brasileiros e a falta de diretrizes claras sobre que perfil de estudante deveria ser financiado. As bolsas de pós-graduação seguirão como antes.

Por mais que o anúncio seja um desânimo para muitas pessoas, informamos que temos boas notícias. O “Estudar Fora” listou nomes de faculdades com bolsas para cursos curtos, graduação, mestrado ou doutorado! Confira a seleção das principais bolsas para cursos curtos e especializações oferecidos pelas melhores universidades.

Programa Jovens Embaixadores
Para participar, é preciso ter entre 15 e 18 anos, cursar o ensino médio na rede pública, ter excelente desempenho escolar, bom nível de domínio do inglês, nunca ter viajado aos Estados Unidos, ter uma boa relação com sua escola e comunidade e ter realizado algum trabalho voluntário por pelo menos um ano. As inscrições abrem em maio de cada ano.

Hubert Humphrey Fellowships 
Oferecidas pelo governo americano, oferece um ano de treinamento profissional em universidades parceiras, entre elas MIT e Cornell. Os candidatos são selecionados com base em seu potencial de liderança e seu comprometimento com a comunidade, seja atuando no setor público ou privado. As bolsas cobrem todos os custos, incluindo passagens aéreas de ida e volta e acomodação no país. As inscrições são feitas em junho de cada ano.

Endeavour VET Scholarship
O Programa de Treinamento Técnico e Vocacional (VET) do governo da Austrália oferece apoio financeiro para candidatos internacionais aos programas de Diploma ou Certificado em qualquer área em universidades australianas. A bolsa inclui despesas com a viagem, auxílio para instalação no país, valores de anuidade, seguro saúde e um valor mensal para despesas – e pode ter duração de 1 a 2 anos e meio. A candidatura para 2018 será aberta em abril de 2017

Jovens Líderes das Américas
Promovida pelo presidente Obama, a Iniciativa Young Leaders of the Americas (YLAI) vai selecionar 250 jovens da América Latina para participarem de uma experiência de quatro semanas nos Estados Unidos, fortalecendo sua atuação como lideranças em suas comunidades. Podem se candidatar jovens entre 21 e 35 anos e que tenham ao menos dois anos de experiência com empreendedorismo e/ou liderança. As inscrições são abertas em abril.

Bolsa para Professores nos Estados Unidos
O International Leaders in Education Programs (ILEP), também promovido pela Fullbright, oferece a professores do Ensino Médio nas disciplinas de matemática, ciências sociais, inglês e educação social a oportunidade de desenvolver sua experiência e suas habilidades de ensino através de um curso de cinco meses nos Estados Unidos. Os inscritos são selecionados em todo Brasil, e o recrutamento começa todos os anos em abril/maio.

Curso de Políticas Públicas na Itália
A Turin School of Local Regulation (TSLR) oferece todos os anos bolsas para o seu International Summer School – um curso de duas semanas sobre administração e regulação de serviços públicos.  Estudantes brasileiros aceitos receberão isenção total das taxas do programa, bem como acomodação na cidade de Turin, na Itália, durante o período do curso. Despesas de alimentação e transporte são por conta do estudante. Em geral, o período de inscrições é de maio a junho.


Fonte: Estudar Fora

Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook