A Apple não é conhecida somente pelos dispositivos que fabrica, mas também pelas inúmeras disputas judiciais envolvendo patentes. Quem acompanha o noticiário do mundo da tecnologia já sabe que a norte-americana vive se engalfinhando com a Samsung, num processo jurídico que se arrasta há anos e parece que nunca vai ter fim. O problema é que dessa vez quem iniciou a briga com a Maçã não foi a fabricante concorrente, mas sim a Universidade de Wisconsin.
No processo iniciado em 2014, a instituição de ensino alega que a Apple utilizou uma tecnologia patenteada pela universidade em 1998. De acordo com os autos, a Maçã se apropriou indevidamente de uma tecnologia de processadores da entidade e a utilizou indevidamente nos processadores inseridos no iPhone 5S e nos iPads Air e mini 2 de todo o mundo.
Após um longo ano de espera e briga judicial, um júri da corte distrital de Madison decidiu contra a Apple, que agora terá que pagar à universidade a quantia de US$ 234 milhões por infringir a patente. Embora o valor seja bastante alto, vale notar que o júri decidiu por uma notável redução da indenização exigida pelos requerentes, que era estimada em mais de US$ 850 milhões.
Em sua defesa, a companhia da maçã continua alegando que não infringiu nenhuma patente e afirmou veementemente que todas as acusações são inválidas. Mesmo com o veredicto, ainda cabe recurso e a Apple disse que correrá atrás disso.
Fique por dentro das melhores oportunidades, é grátis! >> Cadastre-se <<
Esta não é a primeira vez que a Universidade de Wisconsin processa uma grande companhia da indústria de tecnologia. Em 2008, a instituição iniciou uma ação contra a Intel por causa dessa mesma patente e o caso foi resolvido rapidamente, apenas um ano depois. Tal qual aconteceu agora, à época a decisão da Justiça foi favorável à universidade.
Por: Redação
Fonte: Canaltech.com
Imagem: Foto/Reprodução da internet
Faça um curso online com certificado. Início imediato! Todos os cursos são válidos em todo o Brasil e podem ser utilizados para melhorar seu currículo profissional. Acesse nossa página de cursos ou clique no link abaixo.