Para ter sucesso é preciso ter talento ou sorte?

Gostou? Compartilhe! :)

Um tópico de muito debate por gerações tem sido a importância relativa do talento x sorte no desenvolvimento de carreiras e na acumulação de riqueza.

Vários estudos ao longo dos anos mostraram as diferenças entre talento e sorte. Por exemplo, os americanos tradicionalmente tendem a acreditar que o talento e o trabalho duro são os fatores chave para determinar o sucesso de uma pessoa (ou a falta dela), enquanto os europeus tendem a acreditar que a sorte geralmente desempenha um papel decisivo.

Impacto das Crenças

As atitudes de uma pessoa sobre essa questão tem ramificações claras. Por um lado, a crença de que talento e esforço normalmente são os elementos decisivos no sucesso e aumentam as motivações para trabalhar duro e alcançar. Por outro lado, quando se acredita que a sorte desempenha um papel grande, diminuem os incentivos de uma pessoa.

Além disso, atitudes sobre esse assunto moldarão as percepções de justiça. Se você sente que a sorte é o fator mais influente, você provavelmente se sentirá preso a um sistema injusto que não é baseado no mérito. Os crentes no poder do talento ou do trabalho duro vão ter uma percepção oposta, que o sistema no qual eles trabalham é justo e meritocrático.

Uma experiência sobre o assunto

Entre os experimentos intrigantes conduzidos pelo professor de sociologia da Universidade de Colúmbia, Duncan Watts, havia um projetado para testar se os superstars pop devem seu sucesso em grande parte ao talento ou à pura sorte.

Watts criou um site com uma coleção de músicas novas e desconhecidas. Os visitantes podiam ouvir a coleção e baixar suas favoritas, tudo de graça. Alguns ouvintes conseguiram ver estatísticas sobre quantas vezes cada música havia sido baixada anteriormente; outros não. Os membros do antigo grupo mostraram um claro instinto de rebanho: as escolhas dos primeiros respondentes pareciam ter uma forte influência sobre aqueles que escolheram mais tarde. Watts repetiu o experimento 8 vezes e o mesmo padrão surgiu.
Interpretação Alternativa

Em vez de um exemplo de como a sorte pode superar o talento, talvez a experiência de Duncan Watts realmente mostre como os primeiros sucessos ou as boas primeiras impressões podem render enormes dividendos mais adiante, tanto para pessoas quanto para empresas e produtos.

Lição

 Trabalhe duro e você provavelmente fará sua própria sorte no futuro.

Com informações de The balance Careers.

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook