O que você deve avaliar antes de sair ou permanecer em um estágio?

Gostou? Compartilhe! :)

Atuar no mercado de trabalho como estagiário abre diversas oportunidades, além da possibilidade de conciliação com os estudos e outras vantagens. Algumas pessoas entendem o estágio como algo assustador, devido às brincadeiras relacionadas à erros e falhas, que podem ser ocasionadas por estagiários, que ainda não estão habituados ao trabalho.

O mais importante é avaliar, independente da situação, as possibilidades e quantidades de portas abertas que você terá com o andamento do estágio, como oportunidades de emprego fixo após o término do contrato, crescimento profissional, aprendizado, networking, cursos entre outras possibilidades que a empresa pode te proporcionar enquanto estagiário.

Existe um mercado muito amplo para estágios, nas mais diversas áreas, o que facilita bastante na busca por um emprego, pois é alto o índice de contratação após o término do período de contrato. A oportunidade de estágios pode ser conquistada a partir de feiras de empregos e profissões, oferecidas por diversas empresas, além disso você pode conseguir estágios na sua universidade ou ainda por indicações em empresas do segmento desejado. Nos sites das empresas, existe uma área de recrutamento voltada para novos talentos.

Uma das principais causas de sair de um estágio é a busca por oportunidades melhores, onde a empresa tem um programa melhor, que atenda às necessidades do estudante naquele momento, nem sempre essa relação está diretamente relacionada ao salário, mas pelo conjunto de benefícios e ganhos.

Quais os fatores devem ser avaliados na hora de permanecer em um estágio

Existem diversos fatores que podem pesar na balança no momento da escolha entre permanecer ou sair de um estágio, dentre eles separamos os principais motivos:

A justificativa no momento da escolha para troca de empresa no estágio é para conseguir aprender mais informações, já que tudo é algo novo para que ele profissional em formação. Eles buscam por novas oportunidades quando se sentem estagnados e não possuem grandes chances de efetivação.

Caso a experiência esteja sendo válida, cabe ao estagiário aguardar um pouco e tentar aproveitar o máximo de oportunidades, caso a realidade seja diferente, talvez seja o momento de avaliar uma nova oportunidade.

Por Luciana Ferreira

Luciana Ferreira é Administradora de empresas, com especialização em gestão de pessoas (UNIARA) e gestão pública (ESAB).

Motivada por despertar talentos e otimizar resultados de negócios, tornou-se Coach de profissionais especialista em transição de carreira, líderes e equipes e fundou o grupo Elemento RH, com experiência de mais de 12 anos na área de gestão de pessoas.

Atualmente, é mentora de negócios e agente pela Inovativa Brasil, Jungle no MIT Sloan (2018), membro do conselho deliberativo da ABRH SP (2016-2018). Foi embaixadora da rede internacional de negócios Mulheres que decidem (2015-2016). É palestrante especializada em mudança de comportamentos, motivação, empreendedorismo e empregabilidade.

Sua frase proferida é que: “O sucesso não está lá fora para ser alcançado. Está dentro dos talentos que compõe as organizações para serem descobertos. Para isto, faça ações positivas. Tudo começa com uma decisão”.

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook