O Poder do Hábito : um livro que vai mudar sua vida

Gostou? Compartilhe! :)

Este é um daqueles livros vai trazer uma nova perspectiva para as suas escolhas. Se você ainda não leu o “O Poder do Hábito ”, depois deste artigo com certeza você vai querer ler ele.

Muitas pessoas tem um monte de hábitos ruins e que não consegue se livrar deles por nunca ter parado para pensar neles. Curioso né? Mas este é um dos ensinamentos do livro, repare no seu hábito (fumar, comer, abrir a geladeira, etc) e tente se perguntar: “porque eu faço isso?”

Charles Duhigg(o autor), mesmo não sendo do meio acadêmico, surpreendentemente conseguiu expor seus argumentos por meio de instigantes narrativas, que fazem com que a leitura fique prazerosa.

Entre algumas das histórias, Duhigg explica, por exemplo, como os publicitários da Procter e Gamble conseguiram identificar um hábito oculto dos consumidores para lançar a campanha do Frebeze, um removedor de odores que faturou um bilhão de dólares no ano do seu lançamento. Também explica como o nadador olímpico Michael Phelps, o diretor executivo da Starbucks Howard Schultz e o herói dos direitos civis Martin Luther King Jr. desenvolveram hábitos cruciais responsáveis por seus sucessos.

Algumas lições extremamente importantes do livro são:

1 – O Loop do Hábito

Tudo o que você faz repetidamente e em um padrão específico na sua vida se torna um hábito. Para o cérebro, é mais fácil compreender padrões já existentes do que criar comportamentos e mecanismos novos. Assim, os hábitos surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço. Afinal, seria um esforço muito grande criar novos hábitos todos os dias para tudo aquilo que você faz, além de ser inviável e conflitante. Desta forma, uma vez que você adquire um hábito, ele não desaparece (mas pode ser mudado).

O loop do hábito está, conforme o autor, em uma “deixa” – um estímulo para o cérebro identificar escolhas similares anteriormente executadas e que podem ser válidas na nova situação – a “rotina” – é quando esta ação se torna frequente no seu cotidiano, e desta forma, não sentimos mais frustrados com escolhas desconhecidas – e “recompensa” – um estímulo que contribui para o cérebro memorizar determinada ação para um loop futuro. Veja que os hábitos têm uma função importante: de facilitar os mecanismos do cérebro.

2 – A rotina favorece o habito

Uma vez que adquirimos uma rotina de sentar no sofá em vez de sair para correr, por exemplo, esses padrões continuam para sempre dentro das nossas cabeças, o que podemos fazer para combater esse fato é criar novas rotinas que sejam mais poderosas que esses antigos comportamentos. Toda vez que alguém cria um novo habito, ele se torna tão automático quanto o antigo e prejudicial. Você não pode eliminar um velho habito, mas pode muda-lo.

Em geral as famílias não pretendem comer lanches regularmente. O que acontece é que um padrão de uma vez por mês lentamente se torna uma vez por semana, e então duas vezes por semana, e quando isso se torna um habito, até as crianças estão consumindo uma quantidade de hambúrgueres, coxinhas e fritas que é prejudicial a saúde.

A mesma coisa acontece com atividades físicas, enquanto isso não fizer parte do seu hábito você vai continuar sendo sedentário. É muito mais fácil ficar sentado o dia todo do que destinar 30 minutos do seu dia para uma corrida ou 1 hora para malhar.

3 – Hábitos angulares

Há ainda, segundo Duhigg, os chamados “hábitos mestres”, capazes de desencadear uma série de reações no modo da pessoa organizar sua própria vida. Um bom exemplo de um hábito mestre é o exercício físico. “Quando as pessoas começam a se exercitar regularmente, começam a mudar outros comportamentos que não estão relacionados à atividade física. Passam a comer melhor e a levantar da cama mais cedo. Fumam menos e se tornam mais pacientes. (…) Não está completamente claro porque isso ocorre, mas está provado que exercício é um hábito mestre, que propaga mudanças em todos os aspectos da vida.”

Então, aí já vai uma super dica para melhorar sua vida. Praticar exercícios físicos!

4 – Você pode mudar sua vida

O livro traz algumas histórias de pessoas que trocaram os hábitos limitantes e nocivos (assim como também ajustaram as suas crenças) e mudaram drasticamente a sua vida para melhor. Deixaram para traz anos de frustração e desânimo, superando até mesmo a prostração, a depressão e outros condicionantes. E não pense que mudar a sua vida do avesso requer muito tempo: muitos levam meses ou semanas para mudar aquilo que não conseguiram em anos.

5 – O poder da força de vontade

A pessoa está no centro da mudança que quer ver em sua vida. Se você quer uma vida diferente deve mudar seus hábitos e ter força de vontade para isso. Ninguém pode fazer isso por você a não ser você mesmo. Uma decisão positiva se torna um hábito automático, assim como uma decisão negativa. O autor diz que a força de vontade é um dos hábitos angulares mais poderosos, se não o mais poderoso.

A força de vontade é como se fosse um músculo – assim como você tem nos seus braços e pernas, que o impulsionam para a frente. A força de vontade deve ser exercitada assim como um músculo, para que a pessoa assuma a posição de criadora da sua própria realidade.

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]

 

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook