Terminou a graduação de engenharia civil e está na dúvida de qual passo tomar a partir de agora? Após muitos anos de estudo e dedicação, podem surgir dúvidas, e estas serão sanadas aqui, confira!
Formou e agora fica aquela dúvida sobre o que fazer em relação ao mercado com um diploma de engenharia civil. De fato, a área é ampla e abre oportunidade para vários campos de atuação.
Há grandes possibilidades: serviço em obras de saneamento, hidráulicas, de transporte ou até mesmo de infraestrutura, cooperando no planejamento e acompanhamento. Também é comum a ocupação do engenheiro civil em escritórios, na parte de administração e gerência.
Tudo isso pode envolver trabalhos com pontes, estradas, hidrovias, rodovias, portos, estruturas e edificações com teor comercial, industrial ou mesmo residencial. A administração predial com o gerenciamento de equipes de operação respeitando prazos e padrões corretos de qualidade, também são atividades atribuídas a esse profissional.
Ao optar por atuar nessa área, o profissional vai ser responsável por calcular da melhor maneira as mudanças e os efeitos do clima, o vento, a estabilidade necessária, o peso e a resistência a materiais na edificação, garantindo sempre a segurança dos envolvidos nela.
Este profissional recém formado é considerado engenheiro júnior. Isso significa que deverá iniciar a carreira em uma empresa tendo um salário adequado para a sua função, mas sem regalias. Um engenheiro júnior não conta com a expertise suficiente para empreender grandes obras e normalmente fica a cargo de um engenheiro sênior.
Como a engenharia civil é bem ampla é importante que após a obtenção do diploma, o profissional avalie em que área busca adquirir conhecimentos para fazer uma especialização.
Nesse sentido, pós-graduação em engenharia estrutural, de custos, rodovias e infraestrutura urbana trazem diferenciação em relação à concorrência e destaque profissional. Um exemplo disso é a atuação do engenheiro civil com a emissão de laudos técnicos após uma especialização, fazendo perícias, vistorias e assistência, para ao final, emitir um parecer oficial.
Lembrando que para começar a trabalhar é necessário estar devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o CREA.
4 requisitos básicos para ser um bom engenheiro civil
Embora existam diversos caminhos que levem à escolha, é importante ressaltar que ser engenheiro civil demanda aptidão, vocação e muita força de vontade. Por isso, é importante ter estes quatro requisitos listados abaixo:
1 – Curiosidade
Ser uma pessoa curiosa é um ponto positivo para quem deseja construir uma carreira na área da engenharia civil. Queres saber o funcionamento das máquinas, entender a construção das coisas, o comportamento dos equipamentos são aspectos primordiais de quem lida com a engenharia. A curiosidade é a mola propulsora do conhecimento.
2 – Esteja disposto a fazer sacrifícios
Assim como em qualquer outra carreira, é preciso estar disposto a fazer sacrifícios. Tanto para entrar no curso (vestibular) como para passar nas provas é necessário muito empenho, estudo e horas de sono roubadas em prol do conhecimento. Após finalizar o curso, o engenheiro recém-formado deverá sacrificar algumas de suas vontades a fim de consolidar a sua carreira em uma empresa.
3 – Ter perseverança
Perseverar é o verbo que todo engenheiro precisa ter em mente. Agir com perseverança, lutar pelo que acredita, não desanimar perante as adversidades são aspectos que fazem parte tanto da vida do estudante quanto do recém-formado.
4 – Organização
É indispensável ser organizado para planejar o estudo e o trabalho. Sendo assim, é fundamental organizar um cronograma de atividades de estudo assim como manter uma agenda profissional atualizada. A organização está presente em toda a jornada, desde o início dos estudos até a aposentadoria.
Com informações de Catho e Vendrame Construtora.
Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.
Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]