Glassdoor reuniu algumas dicas úteis para ajudar os profissionais a se saírem bem na busca por um novo trabalho em 2020
O Glassdoor, um dos maiores sites de emprego e recrutamento do mundo, reuniu dicas para os profissionais que desejam conquistar um novo emprego em 2020.
Sobre o Glassdoor
O Glassdoor combina as vagas de emprego mais recentes com milhões de avaliações e insights para ajudar os profissionais na busca do trabalho ideal. Como resultado, ajuda as empresas a contratar candidatos realmente informados em escala através de soluções efetivas de recrutamento, como publicidade de vagas e produtos de employer branding. Fundado em 2008, o Glassdoor tem avaliações, salários e insights para mais de 1 milhão de empresas localizadas em mais de 190 países.
Como ser contratado em 2020
“O início de um novo ano é visto por muitas pessoas como uma época de buscar novos caminhos, e isso geralmente inclui a vida profissional. Observamos um aumento expressivo no número de inscrições em vagas de emprego através da plataforma Glassdoor nesse período”, afirma Luciana Caletti, vice-presidente do Glassdoor na América Latina.
Nesse cenário concorrido, é preciso que os candidatos saibam como se destacar. Veja as dicas de Luciana para os profissionais serem bem-sucedidos na busca por um novo emprego:
1. Defina quais são seus objetivos profissionais
“Ter clareza sobre seus objetivos profissionais é importante para ajudar a filtrar as oportunidades e as empresas em sua busca. Você quer um salário maior? Ou o mais importante neste momento é desenvolver novas competências? Saber responder perguntas como essas lhe permitirá ser mais estratégico em suas escolhas, economizando o tempo que gastaria preenchendo múltiplos formulários ou fazendo entrevistas para vagas que não fazem sentido para seu momento de carreira”, explica Luciana.
2. Ative seus contatos
Um estudo do Glassdoor descobriu que 73% dos candidatos que entraram em um processo seletivo por meio de indicação foram aprovados (e disseram sim) para a vaga. A análise considerou mais de 27 mil relatos de processos seletivos enviados por usuários brasileiros à plataforma. “Embora a candidatura online tenha sido a maior responsável por levar candidatos para processos seletivos de empresas, as indicações tiveram maior índice de sucesso. Por isso, manter uma boa rede de contatos é muito importante”, afirma Luciana.
3. Personalize suas candidaturas
“Ainda que se trate de um mesmo cargo, cada empresa tem suas particularidades para aquela posição, além de ter uma cultura própria que valoriza qualidades específicas em um profissional. Por isso, dedique-se a conhecer a fundo os requisitos de cada vaga e a cultura de cada empresa, e destaque em seu currículo os pontos que serão de maior interesse para cada oportunidade”, aconselha. “Customizando sua candidatura, você mostra que compreende as necessidades daquela empresa e tem o que é preciso para aquela posição. Se a companhia tem uma cultura que valoriza o aprendizado constante, por exemplo, você pode incluir na descrição de cada uma de suas experiências profissionais aquilo que aprendeu com elas”.
4. Pesquise os salários para o cargo desejado
“Ainda que tenha o currículo perfeito, você pode acabar perdendo uma boa oportunidade caso sua pretensão salarial esteja muito distante do valor que a empresa destinou àquela vaga. Se for modesto demais e pedir um valor muito abaixo do esperado, pode passar a impressão de que não é qualificado para a vaga. Se for um valor muito acima, indicará que é qualificado demais”, diz Luciana. “O Glassdoor mostra a média salarial por cargo e também por empresa – e o ideal é fazer essa pesquisa antes mesmo de se candidatar. Assim, você evita perder tempo com uma vaga que irá pagar muito abaixo do que você esperava, por exemplo.”
5. Prepare-se bem para a entrevista
“Dedique tempo para pesquisar sobre a empresa em todos os canais possíveis – não apenas em seu site oficial, mas também nas redes sociais e em sites como o Glassdoor. Assim, você causará uma boa impressão durante a entrevista ao mostrar que fez a lição de casa”, aconselha.
Além de trazer vagas, avaliações, salários e informações sobre processos seletivos de mais de um milhão de empresas, o Glassdoor lançou recentemente o recurso Comparar Empresas, que permite analisar lado a lado os principais atributos dos locais de trabalho, e também o Coleções, que permite criar listas de vagas, salários, perguntas de entrevistas e outras informações para ajudar o profissional a se organizar.
Fonte: Glassdoor
A plataforma também fez um levantamento com 13 empresas que somam mais de 1.000 vagas em várias cidades do país. Ele pode ser acessado aqui.
Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.
Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]