Saber como negociar ofertas de salário é uma habilidade valiosa. Aqui estão algumas dicas úteis a considerar ao se preparar para uma negociação salarial!
Saber negociar seu salário pode aumentar seu potencial de ganhos ao longo de sua carreira e garantir que você seja compensado pelo trabalho que faz.
Comece calculando seu valor
É importante saber exatamente quanto valor você pode oferecer a um empregador antes de iniciar o processo de negociação do salário. Existem vários fatores que podem influenciar sua remuneração, como:
- Localização geográfica
- Anos de experiência na indústria
- Anos de experiência em liderança
- Nível de educação
- Nível de carreira
- Habilidades
- Licenças e certificações
Quando você começar sua negociação salarial, certifique-se de reiterar por que você será um funcionário valioso e considere o uso dos fatores acima para justificar seu salário desejado.
Pesquise a média do mercado
Ter esses dados pode ajudar a sustentar uma negociação mais bem-sucedida. Conhecer a média do mercado pode fornecer uma boa base para o seu pedido de salário e pode até ser usado como justificativa.
- Qual é o salário médio no Brasil para a posição?
- Qual é a média na sua localização geográfica e nas cidades próximas?
- Quanto as empresas similares em sua área pagam funcionários nessa posição?
Prepare seus pontos de conversa
À medida que você desenvolve notas de negociação, pode ser útil responder à seguinte pergunta como uma estrutura para sua conversa: Por que você acha que merece um salário mais alto do que aquele que o empregador está oferecendo? Certifique-se de reunir alguns pontos de discussão antes de entrar em contato com o empregador e ser o mais específico possível. Esses detalhes podem incluir informações como:
- Resultados alcançados em funções anteriores, como metas atingidas, receita que você ajudou a gerar ou prêmios que você ganhou. Se possível, use números reais.
- Anos de experiência na indústria, especialmente se você tiver mais experiência do que o empregador declarado como um requisito.
- Habilidades ou certificações, especialmente se estiverem em alta demanda dentro do seu setor.
- Muita demanda e poucos profissionais bons no mercado também pode ser um bom argumento.
Ensaie com um amigo de confiança
Praticar seus pontos de conversa pode ajudá-lo a ganhar confiança e identificar áreas de melhoria. A melhor maneira de praticar seria na frente de um amigo ou colega de confiança que possa fornecer um feedback útil. Alternativamente, você pode tentar gravar sua conversa em uma câmera ou falar na frente de um espelho.
Seja confiante
Entregar sua negociação com confiança é tão importante quanto as palavras que você diz. Quanto mais confiança você transmitir, mais confiante o empregador estará em consideração ao seu feedback. Lembre-se de que você está trazendo um conjunto importante de habilidades e experiência para a organização, e as ofertas de pagamento de um empregador devem levar em conta o valor que você fornece. Se você sentir que a oferta original do empregador está abaixo do valor que se alinha às suas habilidades e experiências, fez pesquisa sobre salário no mercado e tem dados de valor pessoal que apóiam sua pergunta, confie em sua decisão de pedir mais.
Peça mais
Uma regra fundamental da negociação salarial é dar ao empregador um número ligeiramente maior do que o seu objetivo. Desta forma, se eles negociarem, você ainda terá uma oferta de salário que você se sentirá confortável em aceitar. Se você fornecer uma faixa salarial, o empregador provavelmente errará na extremidade inferior, por isso, certifique-se de que o menor número que você forneceu ainda é uma quantia que você considera justa.
Compartilhe as despesas
Outra razão pela qual você pode querer pedir um salário maior é cobrir todos os custos que você terá ao aceitar o emprego. Por exemplo, se você estiver se mudando para uma nova cidade para o trabalho, terá que pagar despesas de mudança, bem como todos os custos associados à venda ou aluguel de sua casa atual.
Se você está aceitando uma posição mais longe de casa, você terá que levar em conta as despesas com viagens, como a passagem de ônibus ou gasolina, e desgaste em seu veículo. Não é incomum que os candidatos peçam aos empregadores que ajustem o salário para contabilizar suas despesas.
Seja flexível
Mesmo que o empregador seja incapaz de fornecer o valor do salário que você deseja, ele poderá oferecer outras formas de compensação. Por exemplo, você pode negociar mais opções de ações, dias de férias extras ou dias adicionais de trabalho em casa. Não tenha vergonha de pedir alternativas. Em alguns casos, elas podem ser tão valiosas quanto um pagamento.
Não tenha medo de ir embora
Em alguns casos, um empregador pode não conseguir atender a sua exigência de salário mínimo ou oferecer benefícios adicionais que valham a pena. Ou o empregador pode dar uma contraproposta com um salário maior do que a primeira oferta, mas não tão alto quanto o seu pedido. Nesse caso, você precisará decidir se aceita ou não.
Se é menos estressante do que a sua posição atual, está mais perto de casa ou oferece mais flexibilidade ou mais tempo livre, você pode estar aberto a receber um salário mais baixo. No entanto, se não, você deve considerar ir embora e buscar outras oportunidades em outro lugar.
Expressar gratidão
Depois de chegar à fase de oferta de emprego do processo de contratação, você provavelmente investiu muito tempo e energia aplicando e entrevistando para o cargo. O empregador também investiu tempo no processo, por isso é fundamental que você reconheça isso e agradeça a eles por considerá-lo pela oportunidade. Não deixe de compartilhar quaisquer motivos específicos pelos quais você esteja animado com o trabalho, como a cultura ou o produto.
Mesmo que você acabe recusando a oferta, é importante fazê-lo de maneira amigável e profissional. Afinal, você nunca sabe quais oportunidades eles podem ter disponíveis para você no futuro.
Com informações de Indeed.
Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.
Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]