Mesmo que muitos poderosos políticos não admitam, o Brasil está em recessão, época de crise que já está atrapalhando o dia a dia do povo brasileiro, mas com paciência e disciplina conseguimos superar este momento, o pânico faz com que as pessoas não pensem direito e percam boas oportunidades.
Com a alta do dólar e inflação acelerada, o trabalhador deve apertar o cinto para conseguir manter suas contas em dia e guardar um pouco de dinheiro para os momentos mais difíceis como o desemprego. Quem está desempregado não pode desanimar, saiba que em momentos de crise pode aproveitar da situação e gerar oportunidades ao seu favor.
Muitas empresas que hoje são marcos históricos iniciaram as suas atividades em períodos críticos, mas quem não deseja arriscar e tem que procurar um emprego observe as notícias, elas te ajudarão neste momento a conquistar a vaga desejada.
Como se destacar na crise?
Faça uma reflexão dos seus conhecimentos profissionais e habilidades fora do seu segmento de atuação, o trabalhador deve entender que nos momentos de crise nem sempre conseguimos vaga em nossa área, o momento agora é de entrar em algum lugar e se estabilizar até que tudo normalize, sendo assim, esteja disposto a executar funções que não eram de costume.
Não pense que isso fará com que seu prestígio profissional seja manchado, a oportunidade agora é esta, usar as habilidades para conquistar vagas em aberto e se consolidar neste emprego até que a recessão vá embora, além de observar as novas questões trabalhistas que estão desfavoráveis para o trabalhador.
Torne seu currículo atrativo
O currículo deve sempre estar pronto e atualizado, foque suas forças na área onde mais domina, mas para amenizar a situação sempre que possível realize trabalhos esporádicos com as habilidades que tem em outras áreas, nos momentos de recessão nossas habilidades podem ser utilizadas como moeda de troca.
Invista em Conhecimento
Se possível invista em você neste momento, que é o ideal para demonstrar mais determinação e possuir um diferencial para conquistar a vaga desejada, cursos, workshops e entre outros que podem ser à distância, como as coisas ainda não estão ruins assim, sendo um momento de presságio do que a de acontecer é uma boa hora para planejar os próximos passos.
Por : Adriana Fonseca
Fonte: Valor Econômico