Coronavírus: Glassdoor dá dicas para procurar emprego na crise

Gostou? Compartilhe! :)

O Glassdoor, maior site de empregos do Brasil, tem dicas que podem não só organizar a sua busca por vagas de trabalho na pandemia do novo coronavírus, mas também desenvolver a sua confiança para dar aquele UP na sua carreira!

Sobre o Glassdoor

“O Glassdoor combina as vagas de emprego mais recentes com milhões de avaliações e insights para ajudar os profissionais na busca do trabalho ideal. Como resultado, ajuda as empresas a contratar candidatos realmente informados em escala através de soluções efetivas de recrutamento, como publicidade de vagas e produtos de employer branding. Fundado em 2008, o Glassdoor tem avaliações, salários e insights para mais de 1 milhão de empresas localizadas em mais de 190 países.”

Empregos na crise

Com as mudanças acontecendo no mercado de trabalho atual por causa da pandemia de coronavírus (Covid-19), muitos profissionais em todo o mundo estão se perguntando: “Como procurar um novo emprego durante esse período tão incerto?”.

A maioria das empresas ainda estão recrutando ativamente e procurando novos talentos para solucionar problemas e manter as coisas funcionando diante das adversidades.

Além das oportunidades de emprego em período integral, há empresas contratando para preencher cargos baseados em projetos e contratos temporários. A contratação durante uma crise também pode significar processos seletivos e de integração mais rápidos.

Embora menos contratações signifiquem uma busca mais competitiva, você também pode aproveitar esse tempo para se destacar sendo estratégico e flexível. Esta pode ser uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos, fortalecer sua rede de contatos e refletir sobre seu próximo passo profissional.

As Dicas

Confira abaixo as dicas do Glassdoor para procurar emprego na crise:

  1. Faça um cronograma para a sua busca de emprego

Se você não está trabalhando atualmente, é provável que esteja com uma sensação de urgência. Se precisa encontrar um novo emprego imediatamente, encare essa busca como um trabalho de tempo integral. Isso significa estabelecer um período determinado para trabalhar nessa busca diariamente — com horário para começar e para terminar, para que possa se dedicar a outras atividades no resto do dia.

Significa também trabalhar de forma organizada. Para isso, defina um cronograma detalhado para as suas ações e acompanhe seu progresso, avaliando o que tem dado certo e o que precisa ser melhorado. Assim, você conseguirá estabelecer expectativas realistas e, ao mesmo tempo, ter mais clareza sobre suas metas de carreira. Em vez de aplicar cegamente a todas as vagas possíveis, concentre seus esforços em alavancar sua rede de contatos para conseguir oportunidades adicionais que façam sentido para você.

  1. Use as redes sociais para fortalecer suas conexões 

Este período de isolamento social é uma boa oportunidade para fazer novas conexões e reviver as antigas. Entre em contato com amigos, mentores e ex-colegas de trabalho para ver se eles conhecem alguém que esteja contratando ou empresas com vagas abertas. Procure pessoas e profissionais que você admira para iniciar conversas e participe de eventos e bate-papos on-line sobre temas que envolvam carreira e trabalho. Entre em grupos de Facebook, Telegram, WhatsApp etc. para expandir sua rede e descobrir novas vagas.

  1. Identifique e se inscreva para vagas de setores em crescimento

Agora é a hora de identificar e aplicar para vagas em empresas que se adaptaram bem aos tempos de incerteza e que estão melhor posicionadas para agregar valor a essa nova realidade. A maior parte das empresas de tecnologia, por exemplo, está equipada para fazer a transição de suas funções presenciais para alternativas remotas e, assim, manter as coisas funcionando. Além disso, empresas de saúde, varejo e logística também estão contratando, pois a demanda por recursos continua crescendo devido ao Covid-19.

  1. Renove o seu currículo e seus perfis on-line

Aproveite o tempo para reformular seu currículo e perfis on-line de forma a destacar suas realizações, formação, paixões e habilidades profissionais. Dedique-se a desenvolver sua marca pessoal e uma boa narrativa de sua história para dar às empresas e recrutadores uma ideia da sua missão. Isso irá diferenciar você dos outros candidatos. Além disso, ao se candidatar às vagas, leia a descrição do trabalho cuidadosamente para mostrar as habilidades específicas que correspondem à descrição do trabalho. Veja outras dicas de como fazer um bom currículo.

  1. Faça cursos on-line

Use seu tempo livre para fazer cursos on-line que lhe permitam expandir suas qualificações e aprender novas habilidades. Ter algumas certificações em seu currículo será útil ao se candidatar a novas funções. Dado o cenário atual, várias empresas de aprendizado on-line estão disponibilizando treinamentos e cursos profissionais de graça. Listamos algumas delas aqui.

  1. Seja flexível e considere oportunidades temporárias

Que tal considerar trabalhos com contratos temporários ou como freelancer neste período? Se for a primeira vez que você entra no ramo de freelancers, faça um balanço de suas principais habilidades transferíveis e, em seguida, procure oportunidades para aproveitá-las de uma forma diferente. Pense em uma paixão ou em uma possível carreira paralela que você ainda não explorou. Como você pode transformar essa atividade em um emprego de meio período ou em uma oportunidade freelancer? Seja ágil o suficiente para mudar seu curso conforme necessário.

  1. Prepare-se para participar de entrevistas virtualmente e começar a trabalhar como funcionário remoto

Enquanto estamos todos mantendo o distanciamento social, fazer entrevistas virtuais será a regra — portanto, esteja preparado. Vista-se adequadamente, como se estivesse indo de fato visitar o escritório da empresa. Organize o ambiente e encontre um lugar silencioso, livre de barulho e bagunça e bem iluminado. Adiante-se e já comece a baixar e testar plataformas de vídeo como o Zoom ou o Google Hangouts para garantir que sua entrevista ocorra sem problemas. Veja outras dicas de como se sair em uma entrevista por vídeo aqui.

  1. Seja paciente com processos mais lentos

Tente ser paciente consigo mesmo e com os empregadores. Este é um momento difícil para todos nós e as empresas também estão enfrentando desafios ao passar por tantas mudanças em tão pouco tempo. Assim, esteja preparado para lidar com o fato de que os processos talvez sejam mais lentos que o normal.

Veja também:

 Cursos online gratuitos

Também publicamos matérias com cursos online e gratuitos de várias instituições, que você pode aproveitar a quarentena do Coronavirus, confira abaixo:

  1. USP
  2. UNICAMP
  3. ITA
  4. SENAI
  5. Sebrae
  6. Harvard

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo EAD em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui e estude a distância e sem risco: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook