Como decidir entre trabalhar, fazer um bico ou “só estudar”

Gostou? Compartilhe! :)

Qualquer forma de experiência vale a pena?

O ditado popular diz, “vivendo e aprendendo”, então começo este artigo dizendo: “sim, qualquer forma de experiência vale a pena!” Afinal de contas, independentemente da sua decisão: fazer um “bico”; dedicar-se integralmente à graduação ou procurar um emprego formal/estágio, o que importa é o quanto você vai absorver dessas atividades.

Nós  da Cia de Talentos entendemos que no começo da graduação/vida profissional, com tantas opções à mão, fica difícil fazer uma escolha. Então, para ajudar na sua decisão, vamos falar um pouco sobre elas.

Fazer um “bico” pode ensiná-lo a:

– Ser comprometido;
– Ter responsabilidade com a entrega do resultado;
– Preocupar-se com a qualidade daquilo que você está realizando;
– Trabalhar em equipe;
– Ser mais flexível;
– Ter resistência à frustração.

Iniciar um estágio ou emprego formal no começo da graduação irá:

– Trazer todos os benefícios citados acima e o mais importante, vivência na sua área de atuação;
– Ajudar a compreender os conteúdos ensinados em aula, já que você já estará inserido naquele universo.

Porém, dedicar-se à graduação e aguardar um pouco mais para entrar no mercado de trabalho também trará ganhos para você como profissional, pois permitirá:

– Bom embasamento teórico explorando sua capacidade analítica e pensamento estratégico, sendo essas características extremamente importantes e valiosas para as grandes organizações.

No entanto, costumo dizer que dedicar-se a graduação é:

– De fato estudar, ler, pesquisar;
– Ir além do que os professores ensinam em classe;
– Explorar seu tempo como estudante da forma mais completa da palavra estudo!

Fique por dentro das melhores oportunidades, é grátis! >> Cadastre-se <<

Nos primeiros anos da faculdade, muitos estudantes se perguntam: “por que algumas empresas contratam estagiários somente nos últimos anos, se nós estamos absolutamente sedentos por conhecimento, cheios de energia e disposição para aprender e nos dedicarmos aos programas de estágio?”

Isso acontece devido à diferentes fatores: algumas faculdades têm regras específicas que permitem que seus alunos estagiem somente após cumprir boa parte da grade curricular; restrições da lei de estágio e também porque algumas empresas acreditam que o início da graduação oferece a base teórica que irá gerar o alicerce para toda uma carreira profissional.

Ajudei? As opções e seus benefícios ficaram mais claros? Sim? Não?

Se não, aproveite para experimentar! Afinal, todas as experiências contribuirão para seu desenvolvimento pessoal e profissional! Tudo isso vale sim a pena! Aprendizado é aprendizado! Experiência é experiência! E, como dizia nosso poeta Fernando Pessoa, “tudo vale a pena, se a alma não é pequena”. Então bora lá enriquecer sua vida e seu mundo! Viva, aproveite e aprenda em toda e qualquer forma de experiência!


Por: Viviane Camerlingo

Fonte: Cia de Talentos

Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet


Faça um curso online com certificado. Início imediato! Todos os cursos são válidos em todo o Brasil e podem ser utilizados para melhorar seu currículo profissional. Acesse nossa página de cursos ou clique no link abaixo.

Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook