Procurar um emprego para engenheiro em Portugal, por exemplo, é uma boa alternativa aos profissionais com formação nessa área. Além da proximidade devido ao idioma, o país sempre abre boas vagas. As oportunidades aparecem para trabalhadores de diversas áreas, em especial as engenharias Mecânica, Eletrotécnica, Química, Industrial e Civil. O setor petrolífero e o de energias renováveis também são campos de atuação importantes, no cenário da terrinha.
Grandes empresas contratam no país. É o caso da Bosch, da Siemens e de outras gigantes de diversos ramos da indústria. E as vagas não se restringem à capital, Lisboa: Porto, Braga e Coimbra são cidades que recebem interessados em preencher essas ocupações. Geralmente, os engenheiros portugueses costumam ser requisitados por multinacionais, devido à sua qualidade técnica.
Portanto, se você pretende conquistar um emprego para engenheiro em Portugal, não deixe de seguir estas dicas.
Entenda o mercado
É importante conhecer as demandas e, principalmente, as carências do seu setor de atuação. Pesquise sobre as empresas que operam em Portugal e identifique o perfil organizacional de cada uma. Assim, você saberá o que se espera de um candidato a trabalhar nessas corporações.
Invista no networking
Um ponto que muitos profissionais ignoram é a boa base de relacionamento com colegas do ramo. Se as pessoas certas souberem que você se interessa por um emprego do outro lado do Atlântico, novas chances podem aparecer.
Vale investir alguns momentos na rede social Linkedin para estabelecer relações com engenheiros portugueses, ou mesmo com brasileiros que já tenham se estabelecido em território além-mar. Eles podem dar dicas e, inclusive, lembrar-se do seu nome, quando surgir uma nova posição em aberto.
Busque nos locais certos
Outra alternativa bastante eficiente é pesquisar vagas em sites portugueses com oportunidades de emprego. Muitas empresas anunciam por lá. Confira algumas opções:
Qualifique-se sempre
Essa dica serve para profissionais de qualquer área. Não dá para se acomodar, ainda mais se o objetivo for um trabalho na Europa. Falar inglês e, se possível, mais uma língua estrangeira conta pontos a favor.
Fora isso, cursos de especialização ajudam a incrementar o currículo. Há contratantes que pedem até mesmo mestrado, sem contar os anos de experiência de mercado.
No mais, procurar um emprego para engenheiro em Portugal, no Brasil ou em qualquer lugar segue a mesma lógica. Seja a pessoa certa para a vaga certa e a oportunidade virá – desde que você corra atrás.
Fonte: Via Carreira
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]