A entrevista de emprego é o momento decisivo em relação à aprovação de um candidato a uma determinada vaga. Por mais que o currículo seja analisado, a conversa com empregador é o ponto principal para conseguir um novo trabalho. Como a maioria das pessoas sabe da importância de uma entrevista de emprego, os candidatos podem ficar receosos e cometer erros primários. Para ajudar quem está desempregado e quem almeja uma promoção de cargo dentro da empresa, o chefe do setor de RH do Google, Laszlo Bock, deu 6 dicas para o momento da entrevista de emprego.
RH Google
O setor de RH (Recursos Humanos) do Google é o responsável por contratar novos empregados, os “googlers”. Desde que Lazlo assumiu a gerência da área, a empresa é considerada um dos melhores lugares para trabalhar.
Além disso, Bock é um profissional que já esteve em diversas entrevistas de emprego como candidato e em outras como empregador. Logo, o chefe de admissões do Google tem muita experiência no ramo. Por isso, ele compartilhou em sua página no LinkedIn seis dicas para que um candidato tenha uma ótima entrevista de emprego e aumente a possibilidade de ser contratado.
1. Tente prever o futuro
As entrevistas de emprego têm uma base lógica, por isso, é possível “adivinhar” a maioria das perguntas que o empregador fará para o candidato. Existem indagações que são comuns, chegando ao ponto de serem óbvias. Veja dois exemplos: “Qual seu maior defeito e a grande qualidade?”, “Diga algo sobre você”. As pessoas que têm dificuldade em pensar nas prováveis perguntas que irão responder em uma entrevista de emprego podem utilizar o Google como fonte de pesquisa para entender melhor quais serão as indagações feitas pelos empregadores.
2. Planeje as respostas
É extremamente importante escrever uma boa resposta para cada pergunta que possa ser feita na entrevista. Esta tarefa é difícil, mas deve ser bem executada, pois no momento da conversa, é necessário que as respostas sejam rápidas e naturais. Um dos principais erros dos candidatos é deixar para responder as perguntas “óbvias” naquele momento sem ter se planejado antes.
3. Plano B
Esta dica completa a segunda, pois é recomendável que o candidato tenha sempre um plano B. Neste caso, o chefe do RH do Google aconselha que haja sempre 3 boas respostas para cada indagação. Afinal, no momento da entrevista, uma resposta pode ser melhor que a outra.
4. Prove
Quando o candidato responde uma questão, a resposta deve ser seguida de uma história que prove a veracidade do fato. Isso demonstra que a pessoa está firme, dizendo a verdade, podendo realmente ser o profissional adequado para o preenchimento da vaga na empresa.
Fique por dentro das melhores oportunidades, é grátis! >> Cadastre-se <<
5. Entenda o ambiente da entrevista
A entrevista começa quando o candidato entra na sala em que ocorrerá a conversa com o empregador. Neste caso, é necessário que o entrevistado concentre-se no empregador para analisar sua linguagem corporal e entender como agradá-lo durante a conversa, ou seja, saber qual é a resposta que ele espera ouvir para as perguntas que faz.
6. Pratique
A última dica é sempre praticar as respostas em voz alta, pois é necessário que as histórias a serem contadas possam convencer o entrevistador.
Colocando essas dicas em prática, Laszlo Bock conseguiu sete ofertas de cinco empresas diferentes. Siga as orientações e boa sorte na sua entrevista!
Por: Gustavo Redator
Fonte: blastingnews.com
Imagem: Reprodução/foto da internet
Faça um curso online com certificado. Início imediato! Todos os cursos são válidos em todo o Brasil e podem ser utilizados para melhorar seu currículo profissional. Acesse nossa página de cursos ou clique no link abaixo.