Sabe aquele profissional que trabalha muito, entrega tudo no prazo, com qualidade, mas nunca é promovido? É bem possível que ele passe tanto tempo trabalhando que mal tenha tempo para aprender a fazer seu trabalho aparecer – principalmente para o chefe, que é a figura mais importante nesse caso. “É uma dificuldade muito mais comum do que se imagina”, afirma Alexandre Rangel, sócio da Alliance Coaching. “Não basta botar o ovo”, diz ele. “Tem de cacarejar.”
O coach explica que esse problema ocorre principalmente porque muita gente acha, no fundo, que seu trabalho não é importante e não valoriza o que está fazendo. “As pessoas também têm receio de serem mal interpretadas ao falar de si mesmas e das coisas boas que fazem”, afirma. Quer aprender a fazer seu trabalho aparecer em 2015? Siga estes passos:
1 – Compreenda e entenda que seu trabalho é importante para o seu chefe. “Esse é o primeiro ponto”, diz Rangel. “Se não fosse importante, você não teria sido contratado.”
2 – Mantenha seu chefe bem informado sobre o que você está fazendo. “Todo chefe fica inseguro quando não sabe o que o funcionário está fazendo”, afirma o coach. “Ele vai gostar de ficar sabendo, pode acreditar.”
3 – Estabeleça uma comunicação regular com seu superior. Pelo menos uma vez por mês, por exemplo, sente-se com ele para conversar sobre o trabalho que vem realizando. “Muitas pessoas passam meses sem dialogar com o chefe e vão apenas pegando e entregando as tarefas”, explica.
Fique por dentro das melhores oportunidades, é grátis! >> Cadastre-se <<
4 – Estruture uma pequena pauta para essas conversas periódicas. Pense nos itens que você quer discutir. “Normalmente, essa conversa pode ser dividida em três pontos”, diz Rangel. O primeiro é o trabalho de rotina. “Peça um feedback sobre ele, veja se está tudo correndo bem e também tranquilize o chefe de que as coisas estão em ordem”, explica. O segundo ponto é mostrar o que você melhorou de um mês para outro – que processos foram melhorados, que controles você produziu, que relacionamentos com clientes você aprofundou. O terceiro e último ponto é perguntar para o chefe em que pontos você poderia melhorar ainda mais. “Mostre na conversa que você tem visão do todo, que não enxerga apenas o seu departamento, mas que conhece as implicações que o seu trabalho podem causar em outras áreas.”
5 – Peça orientações específicas ao chefe. “Quando pensar em executar melhorias, peça a ajuda do seu superior, que possivelmente seja alguém com mais experiência e conhecimento”, sugere Rangel. Isso vai fazer com que o seu trabalho fique mais evidente para ele e também com que a relação de vocês seja mais próxima.
Por: Fernanda Bottoni
Fonte: Vagas.com
Imagem: Foto/Reprodução da Internet
Faça um curso online com certificado. Início imediato! Todos os cursos são válidos em todo o Brasil e podem ser utilizados para melhorar seu currículo profissional. Acesse nossa página de cursos ou clique no link abaixo.