5 dicas para escolher uma profissão sem medo de se arrepender

Gostou? Compartilhe! :)

Você está em dúvida sobre qual curso escolher na faculdade para começar a sua carreira? Então confira estas 5 dicas do Estágio Online para ajudar nesta decisão!

Ficar em dúvida sobre qual profissão escolher é bastante comum, principalmente quando esta escolha é feita por uma pessoa muito jovem. Afinal, ao sair do ensino médio, com apenas 17 anos, muitos jovens se sentem pressionados pela sociedade e família a ingressar no curso superior, sem ter certeza do que cursar.

Pensando nesta questão, o Estágio Online reuniu algumas dicas e sugestões para ajudar pessoas que se sentem indecisas ao escolher uma graduação e têm medo de se arrependerem no futuro, confira!

1 – Se informar sobre as profissões e carreiras

Buscar informações é sempre útil, ainda mais sobre as profissões pelas quais você possui dúvidas, ou sente afinidade. Na internet há diversas maneiras de se informar, como em blogs, vídeos no youtube e muito mais sobre pessoas contando o dia-a-dia em seus empregos e cursos na faculdade, o que pode ajudar em muito á tomar esta grande decisão. Verifique e analise com atenção cada aspecto do que gostou ou não nas carreiras.

2 – Consultar com um Psicólogo

Se a sua dúvida for muito grande, ao ponto de estar lhe fazendo mal, então procurar por ajuda profissional de um psicólogo pode ser uma das melhores alternativas. Ele é capaz de aplicar um teste vocacional com precisão e (conhecido como orientação vocacional), aconselhando sobre qual profissão pode ou não ser a melhor para o paciente.

3 – Pesquisar a média salarial e o mercado de trabalho

Optar por uma carreira pelo salário, talvez seja o método menos aconselhável, mas pode ajudar a decidir sobre qual profissão seguir se você tem como critério possuir um salário alto futuramente. É bem simples, basta pesquisar a média salarial no Google para as profissões, assim terá uma base de quanto cada uma ganha e escolher aquela que mais lhe agradar. Ver se a profissão está com boas oportunidades no mercado de trabalho também é uma ótima opção.

4 – Descartar profissões estressantes

Um dos critérios mais usados para escolher uma profissão, é se informar sobre a satisfação profissional. Ou seja, se a profissão deixa a pessoa feliz ou infeliz no emprego, e quais os níveis de estresse causados pela rotina da mesma. O que pode ser muito útil, se você é uma pessoa que odeia rotinas pesadas e não gosta de trabalhar sob pressão.

Isto é mais importante do que se imagina, levando em considerarão que vários empregos estressantes costumam ocasionar até mesmo a depressão no profissional, ainda mais se ele optou pela profissão cogitando outros motivos e não por vocação.

Conheça algumas das profissões mais estressantes atualmente clicando [neste link]

5 – Visitar feiras de profissões

Universidades públicas, privadas, empresas e outras instituições sempre realizam feiras de profissões. Estas feiras apresentam projetos dos cursos e carreiras que podem servir como uma “amostra” das profissões. É uma ótima oportunidade para se informar sobre carreiras e mercado de trabalho. Visite principalmente feiras realizadas pelas universidades, é a sua grande chance se de conhecer o campus, tirar dúvidas sobre os cursos, e ainda interagir com professores e acadêmicos.

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomad
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook