10 habilidades que todo profissional precisa ter

Gostou? Compartilhe! :)

Quer trabalhar em uma excelente corporação? Para isso, a principal coisa é ter habilidades, mas vocês sabem quais são as mais importantes? Neste post listarei as mais importantes para você se preparar.

Suas habilidades são muito importantes para conseguir um emprego na tão sonhada empresa. Quanto mais capacidades você tem, mais valoroso é como profissional. Você será mais atrativo para mais empregadores em potencial se estiver apto a ajudá-los a ganhar mais dinheiro. E, quanto mais habilidades possuir, mais chances você tem de ocupar a posição que considera ideal em uma empresa.

Abaixo, veja as principais habilidades que você tem que ter:

1) Integridade e coerência. Revela a capacidade que o profissional tem de se relacionar. Faz com que as outras pessoas se comprometam e cooperem com ele. Para isso é preciso confiança dentro de uma organização.

2) Flexibilidade. É a atitude para lidar com os imprevistos e contornar os momentos de crise. Para isso, tem que se “treinar” a improvisação.

3) Autoconfiança e autoconhecimento. Em um dos meus artigos, compartilhei com vocês dicas de como melhorar a autoconfiança no trabalho, e escrevi sobre porque essa é uma das coisas mais importantes.

Autoconfiança e autoconhecimento são importantes para você assumir riscos e ter segurança, são ótimas para o espírito empresarial, visando ser um líder e empreendedor.

Ter inseguranças no trabalho pode dificultar a concentração no desenvolvimento e no sucesso futuro. Por outro lado, ter confiança em si mesmo e em suas habilidades ajuda você a se sentir bem, aumenta sua satisfação no trabalho e constrói sua felicidade geral em seu papel.

4) Capacidade crítica. Habilidade para analisar criticamente toda tarefa que lhe é delegada. Como se todo projeto ou trabalho seja feito com todos os prós e contras. Segundo os especialistas essa é uma das habilidades mais difíceis de se desenvolver, porém há algumas maneiras de exercitá-la: tente utilizar o lado mais racional do cérebro, evitando tomar decisões baseadas nas emoções; melhore sua capacidade de enxergar a realidade.

5) Iniciativa. Serve para tornar as idéias boas em prática. É agir com velocidade e inovação. Para potencializar essa habilidade: ofereça ajuda para resolver situações difíceis e imprevisíveis; se tem tendência a evitar os riscos, passe a considerar os erros cometidos no passado como novas oportunidades para aprender.

6) Comunicação efetiva. Não importa quem você seja, onde trabalha ou em que área atua. A comunicação sempre será um fator crítico para o seu sucesso. Ela pode estar relacionada ao fornecimento de informações para um cliente, a falar suas necessidades para um supervisor ou colaborar ou até com seus pares.

O importante é dizer o que quer dizer de forma concisa, precisa e apropriada. Para cada caso, reflita um pouco sobre qual o melhor meio de comunicação para fazer sua mensagem chegar com mais eficiência.

7) Capacidade de liderança. É a capacidade natural dos outros seguirem a você. Se você tem facilidade em motivar seus colegas de trabalho, e eles sempre pedem a sua opinião para tomar decisões importantes, você já tem essa capacidade dentro de si. Fazer com que os superiores também te sigam é uma boa proposta.

8) Influencia. Influenciar e persuadir os demais para alcançar os objetivos propostos é uma habilidade muito poderosa. Alguns têm um inexplicável magnetismo com os outros membros da equipe, para que eles dêem o melhor de si.  Apenas não confunda essa poderosa habilidade de persuadir com a de manipular as pessoas, pois nesse caso essa capacidade deixa de trazer benefícios profissionais para você.

9) Negociação. A habilidade de negociar é tão importante quanto as habilidades de persuasão e confiança. É uma ferramenta útil em quase todas as funções. Durante um processo seletivo, essa capacidade pode garantir que você conseguirá a melhor posição possível. Por exemplo, se você negocia firmemente, pode receber um salário mais alto ou benefícios mais competitivos.

No dia a dia de trabalho, você pode usar as habilidades de negociação para propósitos óbvios como captação de novos clientes ou para fechar acordos com potenciais parceiros.

10) Agilidade para tomar decisões. Não deixe que uma análise excessiva dos fatos faça com que você não tome decisões, te paralise. Essa habilidade se encaixa perfeitamente nas áreas em que se exijam resultados imediatos e decisões estratégicas, sem perder tempo em longas reuniões. Para otimizar: sempre analise todas as informações possíveis antes de tomar uma decisão, evite agir sob pressão; crie o hábito de anotar como você resolve os problemas mais complexos, assim quando tiver que tomar uma decisão difícil, já saberá como resolvê-los.

Com informações de Administradores e Época.

Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.

Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo

Desejamos sucesso em sua jornada!


Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

[24horas-criteo-lomadee]
Gostou? Compartilhe! :)


Curta nosso Facebook