Está estagiando ou tem um trabalho temporário, e quer ser efetivado? Então selecionamos 10 dicas que são para você, confira!
Nos últimos meses a taxa de desemprego no Brasil caiu, mas ainda assim está alta. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o contingente de desocupados no País chegou a 12,1% entre junho e agosto, e agora para 11,9%. E se você é uma das pessoas que conseguiu um trabalho temporário, ou está estagiando, selecionamos algumas dicas de especialistas para que você consiga ser efetivado, afinal está aumentando as vagas de empregos e você provavelmente quer uma oportunidade.
1. Entre no clima
Não fique parado. Mais do que remuneração, trabalhos temporários também costumam ser divertidos por conta do clima de cooperação obrigatório.
2. Procure o que tenha a ver com você
Algumas oportunidades de trabalho temporário necessitam de um perfil profissional cheio de afinidades. Se você gosta de uma área dentro do seu curso, e começa a trabalhar em outra, pode não ser muito bom. Você deve identificar os pontos fortes e procurar vagas mais alinhadas ao seu perfil.
3. Tenha em mente que pode ser o começo de uma carreira
Não tenha dúvida: o temporário será observado em todas as suas atitudes. Analisar o trabalho dos estagiários costuma ser um laboratório para as empresas, um celeiro para colher os melhores talentos que podem ser aproveitados quando tiver uma vaga aberta e estável. Quem marcou presença no estágio com uma boa postura, competência e proatividade, pode ter certeza que será efetivado.
4. Tenha compromisso
Um sorriso, um cumprimento educado, mostrar-se à disposição. Tudo isso deixa todo mundo feliz! E principalmente as pessoas ao seu redor. Por isso, é importante que o estagiário exerça sua função com compromisso, seja com clientes ou colegas, e com certeza vai ser efetivado. Cada vez mais as empresas levam mais em conta o comportamento do que o conhecimento técnico na hora de contatar um profissional.
5. Vista-se de acordo com o trabalho
Uma roupa legal, cabelos bem cortados, barba feita, unhas arrumadas pesam na hora da contratação até por conta da imagem que a empresa pretende passar.
6. Não abrace o mundo
A vontade de mostrar trabalho e conseguir chamar atenção pode levar o estagiário a aceitar mais tarefas do que é capaz de entregar. Se as tarefas designadas são simples e já estão dominadas, é possível oferecer-se para outras funções. Mas sem esquecer de calcular se é possível.
7. Invista seu tempo
A lei não permite que estagiários trabalhem mais do que seis horas, até porque ainda têm de estudar, seja na faculdade ou ensino médio. Se for possível, utilize bem essas horas a menos (em comparação com um funcionário) para melhorar suas habilidades. Pode ser em cursos, estudo sozinho ou mesmo conversas com profissionais mais experientes.
8. Venda suas conquistas
Tente reunir dados sobre o que conseguiu com seu trabalho, caso isso seja possível, ou mostre o que aprendeu e evoluiu durante o período quando for se reunir com os gestores, principalmente em uma avaliação de conclusão do estágio. As empresas querem resultados, e suas conquistas podem contar muito.
9. Deixe claro que quer ser efetivado
Quando possível, é necessário deixar claro seu desejo de ser efetivado ao final do período de estágio. Isso pode acontecer em reuniões de avaliação ou outras conversas com superiores.
10. Crie sua rede de contatos
Esse é um ótimo momento para conhecer pessoas, não só do lugar em que se vai trabalhar, mas clientes e fornecedores. Quem conseguir passar uma boa impressão, de quem quer trabalhar, crescer, e tem disposição, certamente não será esquecido em um momento de vagas abertas.
Essas dicas para se tornar efetivo são do site Bem Paraná e UOL.
Continue acompanhando o Estágio Online para mais notícias, cursos gratuitos, vagas de estágio e emprego e dicas de especialistas.
Também temos diversas bolsas de estudo em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet
[24horas-criteo-lomadee]