João Dória, governador do estado de São Paulo, anunciou na última quarta-feira (9) a disponibilidade de 165 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional para a classe feminina.
“Hoje nós temos que incentivar e motivar o maior número possível de oportunidades de emprego, de treinamento e de qualificação de mão de obra para garantir a empregabilidade em São Paulo, que foi o estado que mais gerou empregos desde 2019. Foram 2,5 milhões de empregos gerados”, afirmou Dória, ao anunciar a abertura dessas vagas de cursos gratuitos.
A oferta desses cursos está vinculada aos programas Bolsa Empreender e Empreenda Mulher, duas ações que incentivam a autonomia dessa classe, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, cujo foi celebrado um dia antes do anúncio.
Os cursos ofertados disponibilizam matérias como Desenvolvimento Pessoal, Marketing Digital, Educação Financeira, Pessoa Física, Organize Seu Negócio, Sua Empresa em Alta Performance e são realizados em modalidade presencial e remota.
Além disso, a política proposta pelo governo do estado de São Paulo conta com a organização conjunta da Sebrae-SP e as Secretarias do Desenvolvimento Social, de Direitos da Pessoa com Deficiência e da Justiça e Cidadania.
Essa decisão demonstra a consciência da realidade catastrófica do mercado de trabalho brasileiro, sobretudo por conta dos efeitos da pandemia na economia global. Sendo assim, o esperado é fazer muitas mulheres alcançarem postos de trabalho dignos após a formação nos cursos profissionalizantes.
Ademais, as expectativas é que essa política pública alcance o limite máximo de vagas, pois a falta de uma taxa mínima para participar da ação habilita boa parcela do grupo feminino de baixa renda, ou seja, a própria equipe desempregada que o projeto visa amparar.
Ainda segundo o governador, foi investido mais de R$125 milhões no Bolsa Empreendedor, programa que concedeu benefício de mil reais para incentivar a retomada de pequenos negócios. Por outro lado, o Empreenda Mulher abriu 40 mil vagas para solicitar crédito de linha especial no banco.
Ambas as ações somente podem ser realizadas por mulheres que concluírem um dos cursos profissionalizantes disponíveis. A previsão é que a primeira turma do curso de qualificação seja iniciada em abril e formem-se 6 turmas até o mês de outubro.
Os canais de comunicação para sanar dúvidas são a Central de Atendimento: 0800 7979 800 (segunda a sexta, das 8h às 18h. O atendimento eletrônico, que funciona por 24h por meio do WhatsApp (11) 98714-2645.
Inscrições nos cursos do governo de SP
Para se inscrever é só acessar o site Bolsa do Povo, disponível no link: https://www.bolsadopovo.sp.gov.br
Mais cursos gratuitos
Também publicamos matérias com cursos gratuitos de mais instituições, confira abaixo:
Também temos diversas bolsas de estudo EAD em mais de 1.200 faculdades de todo país, confira aqui e estude a distância e sem risco: https://estagioonline.com/bolsas-estudo
Desejamos sucesso em sua jornada!
Foto: Reprodução/Pexels.
[24horas-criteo-lomadee]